ALERTA DE GATILHO: RELACIONAMENTO ABUSIVO
Quando se trata de relacionamentos abusivos, qual o primeiro casal que vêm na sua mente? Nós do blog já até fizemos um post sobre casais que são tóxicos, que vale muito a pena checar. Mas hoje, eu queria trazer a importância da conscientização das adolescentes sobre o que é um relacionamento abusivo na cultura pop, especificamente abordando a literatura.
O livro que eu escolhi hoje se chama 13 segundos, da autora brasileira Bel Rodrigues. O livro vai abordar a história de Lola, uma garota do ensino médio que acabou de terminar o relacionamento com seu ex namorado e é aspirante a cantora. Ao longo da narrativa, ela conhece um intercambista canadense, e vai reconstruindo sua vida, até que aos poucos algo a destrói em pedaços.
Sem querer entregar muito do livro, a história de Lola, que é a história de tantas outras garotas, infelizmente, se torna um meio de alertar jovens que lêem o livro. Além de obviamente ter a importante discussão da sexualidade feminina no livro, as adolescentes que se depararem com a escrita cativante de Bel Rodrigues irão perceber que nem todos os relacionamentos são como elas pensam que são.
Infelizmente, não é só Lola que está presa em um relacionamento abusivo, e o livro traz uma narrativa comovente e de forma que você se apega aos personagens na história como se você os conhecesse. As motivações da autora em escrever o livro claramente contribuem para tornar o livro mais pessoal, algo que você pode conferir no canal da Bel.
Além de abordar um relacionamento abusivo, 13 segundos é também uma história de amor, amizade, e sobre a importância de ser cercada pelas pessoas que realmente lhe amam, e cheio de representatividade! Incluindo também uma playlist maravilhosa (cada capítulo é uma música) que contribui mais ainda pra atmosfera do livro.
Com uma escrita que lembra muito escritoras como a Collen Hoover, Bel Rodrigues é uma autora que ainda vai conquistar muitos corações. (Inclusive, ansiosa pelo novo livro dela!)
Além de 13 segundos, outros títulos interessantes que discutem o tema são:
Amor amargo;
É assim que acaba (é minha indicação pessoal junto a 13 segundos, mas avisando que é gatilho novamente.)
É importante lembrar que um relacionamento abusivo não vêm apenas na forma física, mas como na psicológica. Caso você seja vítima, ligue 180. Caso conheça alguém, também, denuncie. Ligue 180.