RESENHA: Uma mulher no escuro

Título: Uma mulher no escuro

Autor: Raphael Montes

Editora: Caminho das Letras

Ano de publicação: 2019

 

Hoje sai um pouco do tema sobre música e trouxe uma resenha de um livro que me tirou da minha ressaca literária que eu estava passando desde o ano passado, Uma mulher no escuro de Raphael Montes, vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance de entretenimento de 2020. Raphael Montes é um escritor brasileiro muito conhecido atualmente, após ler esse livro percebi o porque o tanto de fãs da sua escrita. Essa resenha não vai ter SPOILERS, acredito que se receber algum sobre esse livro tira toda a graça dessa obra. Raphael Montes tem obras que abordam temas muito sensíveis e delicados, então se você é sensível a esse conteúdo recomendo que não leia.

A Sinopse:

Victoria Bravo, mais conhecida como “Vic”, tinha quatro anos quando um homem invadiu a sua casa, matou toda a sua família a facadas e pichou todos os seus rostos de tinta preta. Única sobrevivente desse crime, se torna uma adolescente solitária e tímida em seu apartamento na Lapa no Rio de Janeiro e todo dia lutando contra os seus pesadelos terríveis por conta daquele trágico dia.

Mas um dia o passado bate na sua porta quando invadem seu apartamento pichando o rosto do seu urso de infância, a partir dali ela vê que tem que enfrentar novamente a tragédia da sua vida e embarcar na jornada para desvendar o que ficou para trás e o que te espera pela frente, duvidando de todos ao seu redor.

Resenha:

Uma mulher no escuro, de Raphael Montes, publicado pela editora Caminho das Letras em 2019, com 256 páginas ao todo, mostra o que há de melhor no Raphael Montes como escritor. 

Ele escreve a vida da Victoria Bravo neste livro de uma maneira que você está presente com ela em todo o momento, desde do prólogo até as últimas páginas do livro, que te prende até o final, nas últimas páginas tem reviravoltas que você nem imaginava no início do livro, que caminha de uma maneira sutil, entre linhas, para no final tudo estar na sua cara; você sente a dor da Victoria de perder sua família e de não ter um ponto final na sua história, vê o quanto ela luta diariamente contra todos os traumas vivenciados quando ela era uma garota de 4 anos, que tem que viver com cicatrizes desse dia pelo resto da sua vida e o quanto isso deixou ela fechada  e afetada para as relações ao seu redor mantendo pouquíssimas relações, como: sua tia que cuidou dela quando virou órfão, as consultas semanais com seu psiquiatra, o pessoal de seu trabalho e os encontros com seu amigo arroz aos seus 20 anos. Até que um dia invadem seu apartamento e picham ele e seu urso que te acompanha desde os seus 4 anos, ela acaba sendo obrigada a vivenciar todo seu trauma para entender se o assassino dos seus pais está de volta ou não para terminar o trabalho.

 

Não quero me prolongar muito sobre o livro, por ser uma resenha sem spoilers, esse livro é muito detalhado então se falar ao a mais sobre ele pode acabar entregando essa obra, Raphael tem uma escrita fácil e ágil, que se alia muito ao suspense e terror em toda a narrativa em terceira pessoa que o livro se encaminha em plots surpreendentes do início ao fim, quando você pensa que tudo aquilo acabou, definitivamente não acabou, te deixando de boca aberta, desenvolvimento de cada personagem é o suficiente. 

Você passa o livro todo criando teorias, querendo entender porque de todo o assassinato, a identidade do assassino e toda a motivação por trás, o que te deixa preso, não querendo soltar o livro, li ele em apenas dois dias, com toda a brincadeira que o Raphael conseguiu fazer te dando um quebra-cabeça e dando dicas para você encaixar cada peça até o final do livro. Quero relembrar novamente, o livro é cheio de conteúdo pesado em seu enredo, principalmente no fina! Então quem quiser ler ainda tenha cuidado, priorize sua saúde mental em primeiro lugar, se você não se sente incomodade com o assunto abordado no livro, garanto que irá amar esse suspense.  

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *