RESENHA: Turma da Mônica – Lições

Título: Turma da Mônica – Lições 

Autores: Lu e Vitor Cafaggi

Editora: Panini Comics

Ano de publicação: 2015

Foto de bastidores de Turma da Mônica: Lições recria capa da HQ(Divulgação)

Aproveitando todo o hype deixado por conta do último filme da turminha mais amada do Brasil, baseado na graphic novel Turma da Mônica – Laços feita por pelos irmãos Cafaggi, lançada pelo selo exclusivo da editora panini que é o Graphic MSP, um projeto separado da Maurício de Souza Produções, que desenvolve histórias com quadrinistas nacionais, sobre nossos amados personagens dos gibis da Turma da Mônica, com um traço que totalmente diferente que estamos acostumados, e com o lançamento do segundo filme da trilogia para esse ano, irei falar sobre o Turma da Mônica – Lições.

Eu tenho carinho muito grande por essa trilogia, mas o meu favorito é o Lições, essas graphics caíram por um acaso na minha mão na CCXP de 2017 e que pode conhecer pessoalmente os autores dessa linda história, Maurício deixou a turminha nas mãos certas para desenvolver uma história emocionante é tão realista, com problemas que são cotidianos que não tem como você não acabar se identificando, o que eu acho incrível de todo o selo da Graphic MSP, tudo acaba nos tocando, porque é tudo familiar do que já estamos acostumados ver em situações do nosso costumeiro.

A Sinopse: 

Os Aprendizados de Turma da Mônica - Lições - Geekness(Divulgação)

A turminha está um pouco mais velha nesta nova aventura, em Lições, quando a turminha esquece de fazer a lição de casa e com medo do que pode acontecer, a trupe decide bolar um plano de pular o muro da escola para fugir da responsabilidade. Contudo o plano infalível acaba dando errado e são pegos. Como consequência, cada um sofre uma penitência: Mônica é transferida de escola; Cebolinha é obrigado a frequentar sessões de fonoaudiologia; Magali entra para um curso de etiqueta; e Cascão começa a frequentar aulas de natação. Cada um que conhece os personagens sabe que é o ponto fraco de cada um, para acabar aprendendo uma lição.

Resenha:

Turma da Mônica: Lições(Divulgação)

A sequência de Laços, Turma da Mônica – Lições, de Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi, publicado pela editora Panini em 2015, com 82 páginas, reforça toda a essência dos os personagens que crescemos vendo por meio de lições apresentadas na graphic, com aprimoração de seus traços, inserindo mais detalhes e o amadurecimento da narrativa focando ainda mais na essência da Mônica, Cascão, Magali, e Cebolinha, tendo cada personagem com seu arco próprio separado, mas que se cruzam na história principal junto com o esforço de cada um dos amigos para poder se encontrarem, mostrando ainda mais a personalidade da turminha.

Lições, apresenta algo totalmente diferente de Laços que é uma aventura da turminha, mas Vitor e Lu, apresentam um aprofundamento, algo novo, construindo um núcleo escolar, com todos os elementos que se tem é uma escola, abordando a questão do bullying, esquecer de fazer o dever e as consequências de você aprontar na escola, além disso também tem todo o contexto apresentado que faz ser muito tocante é de se identificar com as ações e os personagens. 

A Graphic conseguiu me emocionar em todos os detalhes, desde a narrativa até arte com mais cores, apresentação de outros personagens já conhecidos desse mundo fantástico criado por Maurício e entre outras referências. O que é acho mais incrível na arte dessa graphic é como os tons são usados em cada cena e as lembranças dos personagens mais jovens.

Por ela ser a minha favorita, tenho todos os elogios do mundo para Lições, ela foi muito bem planejada e trabalhada, dá para se perceber que os autores são grandes fãs como nós, toda a trilogia de Turma da Mônica escrita e desenhada pelos dois é perfeita, a resolução de trama e toda a lição que quer passar é bem apresentada e pode ser recomendada para todas as idades, inclusive até minha mãe leu.

Então faço um convite para dar a chance não apenas para Laços, Lições e Lembranças, e sim para todo o selo da Graphic Msp, um selo nacional, com apenas quadrinistas nacionais incríveis, todos abordam temas de uma maneira tão grandiosa e detalhada que não tem como se apaixonar e ter essa lembrança de personagens que crescemos lendo.

Aproveitando a resenha, quero indicar para que vejam Laços o filme, dirigido por Daniel Rezende, e vejam o depois o teaser de Lições que tem data marcada para 24 de junho de 2021, tomara que até todes estejam vacinados para poder apoiar o cinema nacional e ver nossa amada turminha nas telas. 

Gravações de Turma da Mônica - Lições começam em Minas Gerais! | Arroba Nerd (Divulgação)

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *