Relembre papéis icônicos da Sônia Braga, estrela do novo longa A Primeira Profecia

A atriz, cantora, apresentadora e produtora brasileira, Sônia Braga, chegou em 4 de abril nos cinemas para interpretar uma freira assustadora em A Primeira Profecia, novo longa da 20th Century Studios. O filme de terror psicológico traz no time de protagonistas a intrigante e assustadora Madre Superior do Orfanato Vizzardeli, em Roma, que comanda um lar com 62 meninas. Ela supervisiona as freiras e noviças com muita rigidez, mas ainda assim tem amor por aquelas jovens.

Natural de Maringá, no Paraná, a atriz coleciona grandes papéis e produções de peso ao longo dos mais de 50 anos de carreira, além de já ter sido indicada a prêmios como Globo de Ouro, BAFTA e Emmy, após seu destaque internacional no início de 1980.  Conheça um pouco mais da carreira de sucesso de Sônia Braga:

Telenovelas que abriram portas

Sônia Braga interpreta Gabriela – Reprodução Globo

Mesmo com o início da sua carreira no teatro da região do ABC Paulista, sem dúvidas, podemos destacar as telenovelas como uma parte importante da vida da atriz, já que foi através dessa visibilidade nacional que Sônia Braga começou a ganhar destaque por papéis que, até hoje, seguem sendo referência na dramaturgia brasileira.

Entre as principais produções que ela participou está Gabriela (1975), telenovela baseada na obra de Jorge Amado e que atingiu recordes de audiências na época da sua exibição na TV Globo. Dancin’ Days (1978), da mesma emissora, foi outro trabalho que a atriz realizou como protagonista e que marcou gerações.

Um mundo de possibilidades fora do Brasil

Sônia Braga e William Hurt em O Beijo da Mulher Aranha (1985) – Reprodução Globoplay

Em 1985, ano de lançamento do longa O Beijo da Mulher Aranha, foi quando Braga deu o pontapé inicial na sua carreira internacional ao interpretar a protagonista que dá nome ao filme. A produção do cineasta argentino Hector Babenco, baseada em um romance de Manuel Puig, foi indicada a quatro categorias do Oscar® no ano seguinte, inclusive a de melhor filme, rendendo o prêmio de melhor ator para William Hurt, que compôs a dupla de protagonistas ao lado de Sonia Braga.

Desde então, a atriz brasileira vem colecionando produções internacionais de sucesso na carreira como The Milagro Beanfield War (1988), The Rookie (1990), Extraordinário (2017), quando interpretou a mãe de Julia Roberts, além de séries como Sex and the CityLaw & OrderCSI: MiamiAmerican Family, entre outros.

Brilhando no cinema nacional

Sônia Braga interpreta Domingas em Bacurau (2019) – Reprodução

Mesmo com a carreira internacional consolidada, Sônia Braga segue nos presenteando com diversos trabalhos em produções brasileiras atuais como o filme Aquarius (2016), do diretor Kleber Mendonça Filho, papel que lhe rendeu diversas críticas positivas por sua atuação e prêmios como do Festival Biarritz Amérique Latine, na França, e o Festival de Cinema de Lima, no Peru.

Já Bacurau (2019), longa que traz uma ficção científica do sertão brasileiro, é um filme de grande sucesso nacional que encantou críticos e se tornou um clássico recente do cinema brasileiro. Braga dá vida à Domingas neste título, uma médica da comunidade local.

A Primeira Profecia está em exibição nos cinemas nacionais.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *