Nossa equipe teve a honra de celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ durante um Evento que trouxe consigo uma belíssima reunião neste mês de junho.
Estamos falando da segunda edição da POC CON, que ocorreu no sábado do dia 18, sendo um dos primeiros grandes encontros não apenas para a comunidade LGBTQIA+, mas também no mundo dos quadrinhos, isso desde o início da pandemia causada pelo COVID-19. Nossa equipe teve a oportunidade de ir até lá, e também realizamos a cobertura completa durante o dia através das nossas redes sociais.
A exposição, também chamada de “POC CON Feira LGBQTIA+ de Artes Gráficas” foi responsável por expor o talento de artistas provenientes dos mais variados estados, celebrando as mais diversas culturas, essa celebração foi idealizada por Rafael Bastos e Mário César.
E como previsto, foi um verdadeiro sucesso: aproximadamente 119 pessoas colocaram seus trabalhos em stands organizados na Casa Portugal.
Foram dez horas ininterruptas, cujo início ocorreu às dez da manhã e seu encerramento foi às 20h. Durante todo o acontecimento, foi possível comprar material do seu expositor favorito, e não apenas isso: o clima intimista proporcionou a chance de conversar com seu artista querido. Uma oportunidade única para qualquer apaixonado por arte e para a comunidade geek que há muito não tinha chance para se reunir.
No meio desse sentimento de respeito e tranquilidade, a fluidez persistiu durante o dia inteiro. E o ambiente estava tão animado que o público chegou, em vários momentos, a fazer fila do lado de fora para conseguirem a chance de prestigiar tudo que estava pronto para ser apreciado.
E também houve muito cuidado com o vírus, demonstrado em como a organização local estava sempre de olho em caso de superlotação: os cuidados preventivos contra o coronavírus persistiram. Nesse ponto, fica o elogio para a audiência, que em sua esmagadora maioria esteve presente usando máscaras, respeitando filas e espaço pessoal. Aliás, pequena nota de parabenização: o público e os times organizadores foram tão responsáveis que conseguiram manter o espaço limpo do começo ao fim.
Ou seja, desde os espíritos até o ambiente físico, tudo ocorreu com bastante êxito.
Mas falando do que foi possível apreciar por lá: tivemos ainda o LipSync Challenge com cosplayers incríveis que foram avaliados até a rodada final, onde conhecemos o primeiro lugar. Foram muitos inscritos talentosos, cada um subindo ao palco e levando para ele sua paixão pela dança, pela arte da dublagem, e exibindo seu zelo pela customização de vestuário.
Tudo isso e mais: aos apaixonados por debates e palestras de auditório, pudemos acompanhar todas as palestras gratuitas que ocorreram no espaço da biblioteca durante toda a programação, o local foi batizado temporariamente de “Auditório Social Comics” durante a realização dos debates.
Aliás, sobre o LipSync Challenge, se você ficou curioso e não conseguiu presenciar as performances, vai ter a chance de conferir as performances no Canal SK, encontrado no youtube.
Vale mencionar também que nossa representante, Tabata Gaia, ganhou mimos da Social Comics ao acertar uma pergunta feita pelo apresentador durante um dos painéis!
Por fim, fica aqui nosso agradecimento aos realizadores, patrocinadores e o público. Todos foram responsáveis pelo sucesso desse primeiro, dentre outros eventos que vem por aí para promover o reencontro da audiência nerd. E que esse seja apenas o primeiro de muitos encontros bem sucedidos nessa cena.