“Ousadas 2: Mulheres que só fazem o que querem” – uma obra que inspira

 

‘Ousadas 2: Mulheres que só fazem o que querem’ é a conclusão de uma série literária crítica feita por Pénélope Bagieu e publicada pela Nemo, que conta de forma inteligente e a atrativa a vida de mulheres que marcaram a história do mundo de algum jeito.

A autora foi perspicaz em escolher como e de que maneira a vida dessas mulheres seria contada, de modo a fazer uma crítica ao meio em que essas viveram. A escolha por uma biografia em quadrinhos, com 15 capítulos e em cada um retratando uma mulher diferente, faz com que seja uma leitura mais interessante.

Assim como no primeiro volume, essa continuação – como dito antes – mostra a vida de 15 mulheres que revolucionaram em sua época, seja na arte, política, ações ou ciência, e continuam servindo de inspiração.

Todas as personagens têm em comum o machismo que sofriam. Mesmo oprimidas pela sociedade, em alguns casos mais graves, sofrendo abusos físicos e sexuais, elas não desistiram de lutar pelo o que acreditavam.

Rapper, astronauta, vulcanóloga, inventora, jornalista… Mulheres com várias faces e sede de justiça. Uma que talvez mereça atenção especial, por sua história de vida marcante e de luta, é Phoolan Devi.

 

                Phoolan Devi ainda jovem 

A ativista indiana se casou quando tinha apenas 10 anos de idade com um homem muito mais velho que ela. Por sua casta inferior dentro do hinduísmo ela não tinha muito escolha. Passou por abusos fortes, seja eles sexuais ou psicológicos, até que foi devolvida à sua família por estar doente. Isso manchou ainda mais o nome dela.

Após esse episódio as coisas foram se tornada ainda mais difíceis, mas quando vemos que mesmo assim ela sempre arrumava força para se reerguer mesmo que sua alma sangrasse. Sua força era tão grande que a maneira que acharam de silenciar foi através da morte.

São mulheres fortes e que nunca desistiram que são retratadas nesse graphic novel. Uma leitura que vai além de gênero e merece ser apreciada. A Nemo acertou em cheio ao trazer para o Brasil uma história assim. Com mais de 200.000 cópias vendidas apenas na França, Ousadas 2 é ideal para jovens garotas lerem e se sentir fortalecidas a nunca desistir.

Trecho do livro com enfoque na Rapper afegã Sonita

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *