Fomos convidadas para a cabine de imprensa da nova proposta da Disney Studios, Encanto a nova animação musical do estúdio, ambientado na Colômbia contando a história da família Madrigal e a sua comunidade Encanto, da maneira mais colorida e com uma linda moral da história no final.
(Imagem: Divulgação / Disney Studios)
O longa de Jared Bush, Byron Howard e Charise Castro-Smith, e com as canções do tão conhecido Lin-Manuel Miranda, Encanto, conta a história da família encantada Madrigal. Nessa família peculiar, ao atingir uma certa idade ainda crianças os membros passam por uma espécie de cerimônia para abrir sua própria porta e descobrir qual é o seu dom especial a ser recebido, como super audição ou força, controle do tempo, ou até mesmo prever o futuro. Além de contar sobre a história dessa família além de especial, a animação aborda temas que são muito atuais, como família, união, perfeição ou aceitação, temas que fazem qualquer um derramar algumas lágrimas
(Imagem: Divulgação / Disney Studios)
A história dos Madrigal é contada (cantada) pela a nossa protagonista principal Maribel Madrigal (voz de Stephanie Beatriz), a única da família que não teve a sua porta aberta e que não recebeu poderes, então ela vive sob essa pressão de não ser perfeita. A Disney, está cada vez mais mudando sua forma de ver as suas personagens femininas, essa mudança é vista a muito tempo, como ela é incrível! Nesse filme, Maribel não tem um peso de uma coroa, ou salva o mundo com um dragão mágico ao seu lado, ela luta para ser entendida e procura aceitação de sua família, principalmente da sua avó materna, Alma (voz María Cecilia Botero).
Bom, ao caminhar da animação descobrimos que cada membro da família tem um dom de acordo com sua personalidade, até a casa, ou como é chamada no filme ‘casita’, é mágica, e todos são liderados pela abuela (Alma). Eles ajudam diariamente os habitantes dessa pequena cidade afastada, que foi crescendo com o tempo, junto com a família Madrigal, então todos ali tem que ser perfeitos para tudo continuar na ordem. No meio de tudo isso tem Maribel, a ovelha negra da família, que se sente deslocada e sempre a procura de aceitação, ao mesmo tempo ronda uma preocupação nos Madrigais, que é o enfraquecimento dos seus poderes, levantando a questão ‘O que seriam sem os poderes?’
(Imagem: Divulgação / Disney Studios)
Bom, se continuar vou acabar contando o filme todo, porém não é isso que quero falar. Encanto, o nome já diz o sentimento que você vai ter quando ver o filme, não tem como não ficar encantando com toda a história e detalhes que te dão, a animação é um show de cores, uma maravilha visual, essa animação se passa em um espaço pequeno, não temos mudanças de lugares, ou paisagens, mas ainda ela te deixa surpreendido, todo o cenário em volta é encantado, a casita onde é o cenário principal é encantada, tudo na animação encaixa de uma maneira bem e autoexplicativa, até as roupas dos personagens dizem para a própria personalidade deles.
(Imagem: Divulgação / Disney Studios)
Encanto, pode ser um dos próximos hits da Disney, com sua trilha sonora, que ao mesmo tempo tão simples, mostra composições tão boas que não tem como não cantar junto, Lin acertou em cheio, os personagens cantam sobre eles e seus problemas, eles se apresentam com a música, então não precisamos de muitas falas, é uma animação musical iguais os musicais da Broadway.
A animação é rápida, você não vê o tempo que passa, e os acontecimentos durante ele também, o que te faz querer o ‘quero mais’, ou esperava um pouco mais, mas acredito que ele deve ser uma proposta para uma futura continuação, a história é criativa, divertida e cheia de tempero, te faz querer mais dos Madrigal, tu termina o filme com o sabor de ‘quero mais’. É uma animação com potencial de sequência, com mais histórias, mais tempo, mais música.
(Imagem: Divulgação / Disney Studios)
A Disney Studios, está propondo cada vez mais em seus filmes diferentes questões para ser trabalhadas, mostrando que o estudio está ficando cada vez mais maduro para apresentar novos personagens com novas questões e com tipos diferentes de motivação para serem trabalhadas ao longo de sua jornada, temas que são necessários para a sociedade atual, então acontece o efeito de todo o público gostar da história, e é isso que acontece com Encanto. O filme não tem um vilão próprio por assim dizer, se fosse para dar nome ao vilão seria o medo da imperfeição ou o que você seria sem essa qualidade, quem é você sem o seu dom?
Por mais que é um animação que fala sobre uma família e seus dons dados por uma vela mágica, passa algo mais humano possível, de uma maneira delicada e brilhante, que você sente o peso das lágrimas ao final das 1h49min, ele te emociona, consegue simpatizar por cada personagem e ter empatia por ele, ao mesmo tempo que ele é um filme infantil, passa uma mensagem tão madura sobre o quanto pode sufocar a pressão por perfeição, a busca pela aceitação da família e o que você seria sem qualidade que todos procuram em você.
(Imagem: Divulgação / Disney Studios)
No Final de Encanto você se sente abraçado e tocado, a nova geração de diretores da Disney estão preparando um terreno incrível de assuntos a serem abordados, e tocar cada vez mais pessoas para que a nossa próxima geração saiba trabalhar mais com sentimentos.
Encanto é uma próspera animação para Disney, ela é rica em todos os detalhes e tem um potencial incrível para sequência. A nova animação estreia nesta quinta-feira (25) exclusivamente nos cinemas e a trilha sonora já está disponível nas plataformas digitais.