Premiações | Venha saber como será a grande cerimônia do Oscar!

Nesse domingo (25), será realizada a 93ª cerimônia do Oscar e regras tradicionais tiveram de ser alteradas para atender ao novo normal. Muitas premiações aconteceram por formatos virtuais e até híbridos, mas o Oscar “pandêmico” será presencialmente. É um absurdo? É sim, mas querem continuar a manter essa tradição de noite glamorosa e especial da noite mais importante do entretenimento.

Abaixo listaremos quais as mudanças da premiação e como ela funcionará:

1) As grandes mudanças que o Oscar teve que realizar:

A primeira grande mudança foi a data. A cerimônia sempre tinha a tradição de ser entre fevereiro e março, mas esse ano acontece próximo do final do mês de abril, dia 25. Isso acaba alterando o período em que as produções pudessem fazer campanha para serem aceitas: antigamente ocorria de 1 de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior, mas esse ano o período está sendo mais longo, entre 1 de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro deste ano. A outra grande mudança e mais significativa foi a entrada das produções de plataformas de streaming serem aptas à concorrência. Antigamente para uma produção concorrer ao Oscar, ela deveria ser exibida durante uma semana nos cinemas de Los Angeles, com três sessões ao dia. Com os fechamentos dos cinemas ao redor do mundo, claramente não pôde acontecer as estreias e então a Academia passou a aceitar as produções que foram diretamente nas plataformas. Um detalhe ao ser lembrado e diferente: não é a primeira vez que plataformas de streamings são indicadas ao Oscar, exemplo de Roma, que além de estar na Netflix, ela foi lançada em alguns cinemas americanos. A diferença da edição desse ano é que a produção é aceita diretamente nas plataformas, sem precisar ser lançada também nos cinemas. Referente a categorias, outra mudança: duas categorias de som – a de Melhor Mixagem e Melhor Edição de Som – foram mescladas e formaram a categoria de Melhor Som. Já na categoria de Melhor Trilha Sonora, a trilha de um filme deverá ser 60% original, se for uma sequência, a porcentagem é mais alta, beirando a 80%.

2) O Oscar será presencial e não será apenas em Hollywood, mas terá locações em outras partes do mundo:

O Oscar têm como casa o Dolby Theatre, em Los Angeles, mas esse ano, ele dividirá o espaço com uma antiga estação de trem desativada, a Union Station, que também fica em Los Angeles e é um espaço maior para cumprir o distanciamento social exigido pela OMS – que inclusive a Deadline preparou um artigo com fotos e artes conceituais da preparação desse domingo e você pode acessar aqui. De acordo com os produtores da Academia para a Deadline, os outros locais serão Londres, Paris e Praga para os indicados que não poderão viajar por causa das restrições do COVID.

3) O red carpet estará confirmado, mas não será tão glamoroso:

O red carpet acontecerá na Union Station e será bem limitado: terá apenas três fotógrafos e um número limitado de veículos de imprensa fazendo entrevistas. Jornalistas da imprensa internacional que estarão no red carpet serão do Japão, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Brasil, Espanha, México e Austrália. As distancia das entrevistas entre imprensa e as estrelas será de pelo menos 7 metros. Eles exigiram que os presentes deverão estar de trajes formais, sem aparecer com uma calça jeans, por exemplo.

4) Quem pode estar presente no Oscar e como será a preparação deles para estarem presentes?

Para que a cerimônia aconteça, os organizadores disseram à Variety que o número de pessoas que estarão presentes no Oscar será de 170 pessoas. Em carta aos indicados enviada em 18 de março, os produtores disseram que não haveria opções de Zoom para os indicados que não puderam comparecer à cerimônia por “quererem fazer um evento agradável”. Então já que não haveria Zoom aos indicados e consequentemente eles teriam que estar presentes obrigatoriamente (independente se o candidato for mais velho e estar sujeito à exposição do COVID), regras foram pré-estabelecidas:

  • Só estarão presentes na cerimônia os apresentadores e os indicados, com direito a levar um acompanhante.
  • Não haverão apresentadores presentes nos locais da cerimônia na Europa, apenas os indicados e seus acompanhantes e via satélite.
  • A Academia implementou uma quarentena para todos com uma série de fatore: de onde eles estão vindo, status de vacinação e se eles estão atualmente trabalhando durante a pandemia. Para os candidatos que estão em Los Angeles, isolamento de uma semana antes da cerimônia e sem irem à restaurantes, festas, etc e se tiverem gravando durante a pandemia, não podem gravar cenas íntimas no set. Já para os candidatos internacionais, eles deveriam estar em Los Angeles até dia 17 de abril, com testes disponíveis dia 21. Os candidatos que estão no país, realizarão os testes de COVID dia 25.
  • A Academia enviou “kits de saúde” para aqueles que iriam comparecer. Terão ao menos três testes durante a permanência deles: quando chegarem na cidade, quando chegarem no hotel e quando chegarem à cerimônia, fora a questão da temperatura que será medida na hora.
  • Terá um tipo de estação de gravação no local para personalizar troféus do Oscar na hora.

E falando em presentes, além dos indicados, teremos a presença confirmada de Brad Pitt, Reese Witherspoon, Renée Zellweger, Zendaya, Joaquin Phoenix, Harrison Ford, Halle Berry, Bong Joon Ho, Don Cheadle, Bryan Cranston, Laura Dern, Angela Bassett, Regina King, Marlee Matlin e Rita Moreno como apresentadores.

5) Pré-Oscar, cerimônia principal do Oscar e o Pós-Oscar:

Pela primeira vez na história do Oscar, teremos um pré-show! Chamado de Oscars: Into the Spotlight, o pré-show terá duração de 90 minutos e contará como apresentadores Ariana DeBose e Lil Rel Howery. Nesse pré-show, teremos apresentações que destacarão a jornada dos indicados, teremos uma espiadinha como está a cerimônia e pela primeira vez teremos as performances dos indicados na categoria Melhor Canção Original: Celeste, H.E.R., Leslie Odom Jr., Laura Pausini, Daniel Pemberton, Molly Sandén e Diane Warren. Quatro dessas apresentações foram filmadas no terraço do Museu da Academia, em Los Angeles e uma outra foi filmada em Húsavik, na Islândia.

Como mencionei, o Oscar será presencial e com vários regulamentos a serem cumpridos antes da grande noite. Mas como funcionará durante a cerimônia? Bom, além dela ser limitada para 170 pessoas e dividida entre o Dolby Theatre e a Union Station (local principal), quando os indicados e os convidados chegarem ao local, eles serão divididos em grupos e receberão um itinerário personalizado organizado em fluxo de horários – que fica entre entrar e sair do local. Além disso, foi orientado que todos precisarão trazer uma máscara e que eles não precisam ser obrigados a usar durante a transmissão, mas nos intervalos comerciais, eles terão que utilizá-la. Os indicados e seus convidados deverão permanecer juntos, fora que todos precisarão ficar sentados durante a cerimônia. Uma outra regra referente aos discursos foi determinada: haverá apenas um discurso de aceitação do Oscar por categoria.

E o Pós-Oscar? Normalmente é uma grande festa, com muita aglomeração, com artista vendo seu nome sendo escrito na estatueta, com artista pegando lanchinho, muita foto, muita dança… mas infelizmente esse ano não terá nada disso, pois foi cancelado. O Pós-Oscar dessa edição é chamado de Oscars: After Dark, será apresentado por Colman Domingo e Andrew Rannells que contará com entrevistas, melhores momentos e os vencedores recebendo suas estatuetas douradas já com os seus nomes cravados.

6) Tá, mas qual o horário disso tudo aí e aonde será transmitido?

Aqui no Brasil, o pré-show, o red carpet e a cerimônia serão transmitidas pelos canais pagos E! e TNT Brasil. Para quem não tem tv por assinatura, a Globoplay transmitirá o red carpet e a cerimônia. Na Globoplay, ela será aberta para não assinantes e será a partir das 19h30 que teremos Cesar Soto (G1), Maria Beltrão, Dira Paes e Arthur Xexeo comentando sobre a chegada das estrelas na cerimônia. A cerimônia começa as 21h com comentários de Maria Beltrão, Dira Paes e Arthur Xexéo, e tradução simultânea de Anna Viana. Agora, para quem não tem nem tv por assinatura e nem Globoplay, a Globo transmitirá a cerimônia logo após o BBB21.

Agora é só pegar a pipoquinha e esperar para a premiação!

Fontes: Deadline, EWG1 e Variety

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *