Resenha – Káros

A derradeira jornada é, na verdade, a única.

Em uma trama repleta de aprendizado, Sara quer se libertar de um ciclo de provações sem fim, mas ainda precisa descobrir que o maior desafio em toda busca humana é o autoconhecimento.

Em meio a duelos pitorescos e paisagens deslumbrantes, Gabriel Calfa nos guia por um mar de referências e alegorias sobre vida e morte que nos convidam à reflexão a cada página desta graphic novel.

Káros foi feita para ser lida com calma, apreciada, relida e questionada.

Em Káros, Gabriel Calfa e Erik Souza se tornam uma dupla certeira para nos fazer nos questionar. Com uma trama que não é entregue de bandeja para o leitor, cabe a cada um ter sua própria visão sobre o que a HQ trata, o que a torna mais interessante, pois cada um pode ter seu próprio significado sobre a obra – ou até mesmo ressignificá-la!

Somos apresentados à uma jovem que, em minha interpretação, parece estar bem doente e internada. A partir daí, essa jovem passa a viver uma aventura junto de um grande pássaro chamado Ariadne (que mais parece a voz da razão na cabeça da jovem).

—  Desculpa aí, mas… eu não quero salvar o reino. Eu quero me salvar!

Foto: Reprodução/Gabriel Calfa

A história vai seguindo em um ritmo frenético de aventura, até que chega a um final em que o leitor deve ter sua interpretação sobre o que estava acontecendo e qual foi o fim da narrativa. De certa forma, parece que estamos construindo a HQ junto a Gabriel e Erik, o que torna a leitura ainda mais interessante.

As ilustrações, a impressão e a capa da HQ também são maravilhosas! A capa possui um verniz localizado destacando a presença do pássaro, contrastando a personagem principal. Sem dúvidas, o acabamento que a HQ recebeu é muito bonito e isso merece destaque.

Káros é uma obra de Gabriel Calfa e Erik Souza e publicada pela RISCØ.

Você pode adquirí-la através do site da RISCØ ou em eventos. A RISCØ estará presente no Ler – Salão Carioca do Livro (Rio de Janeiro) e no Artists Alley da CCXP.

Confira a RISCØ na CCXP:

Gabriel Calfa – Mesa F19

Marcus Leopoldino – Mesa F20

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *