Amigo Secreto, novo documentário de Maria Augusta Ramos (“O Processo”), está chegando nas plataformas de streaming. O longa-metragem é uma coprodução entre Brasil, Alemanha e Holanda. É produzido por Nofoco Filmes, Docmakers e Gebrueder Beetz Filmproduktion, e coproduzido pela Vitrine Filmes – que assina sua primeira coprodução, além da distribuição do longa no Brasil. Agora, Amigo Secreto pode ser visto no Youtube, iTunes, Now (Claro), Vivo Play, Sky e Google Play. O filme está há oito semanas em cartaz e continua nos cinemas, se tornando a melhor bilheteria de documentário desde 2019, com um público total de 15.500 pessoas até esta semana.
Em Amigo Secreto (2022), Maria Augusta parte da inquietação que move todo o seu cinema: a investigação da injustiça. O novo filme se detém nas investigações da Operação Lava-Jato, que levaram à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao posterior escândalo envolvendo juízes e procuradores, acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas.
A diretora adota três instâncias principais para fazer sua linha narrativa: o trabalho de jornalistas do The Intercept Brasil e do El País Brasil na apuração do que ficou conhecido como “Vaza-Jato”; imagens de arquivo, como o depoimento de Lula diante do ex-juiz Sergio Moro, figura-chave em todo o processo; e a costura de imagens contemporâneas de protestos e movimentações em torno de Jair Bolsonaro, eleito presidente da República em 2018.
Maria Augusta permite que seus personagens, em especial os jornalistas, circulem pelo filme como se sempre fizessem parte dele. No trabalho, em casa ou em entrevistas diretamente com suas fontes, figuras como Leandro Demori, Carla Jiménez, Regiane Oliveira e Marina Rossi têm documentadas as tensas rotinas de trabalho e a apreensão de estarem diante de um episódio que alterou os rumos do país.
A crítica recebeu o filme com entusiasmo, especialmente pela abordagem direta do processo que a diretora registra em cena, e o filme chegou a ser destaque no noticiário político da imprensa brasileira ao revelar depoimentos e novas informações sobre o assunto de que trata.
“Maria Augusta Ramos investiga as injustiças que assombram o sistema político brasileiro, marca registrada de seu cinema. Aperfeiçoando-se cada vez mais em criar conexão com o público e narrar de forma fluida e direta as crônicas que nos levaram a situação em que nos encontramos. Sua arte é política, simbólica, necessária e atraente” (Pamela Euridice, Cineset);
“Maria Augusta reconstrói a história da Lava Jato e faz algo mais profundo que apenas um resumo do processo. Nesta releitura, ela investiga não só a Lava Jato ou a Vaza Jato, mas principalmente as consequências do processo para o presente e o futuro do Brasil” (Flávia Guerra, Splash/UOL);
“Muitas imagens do filme já foram vistas na TV ou em outros documentários. Mas em Amigo Secreto, elas são recontextualizadas (…) e voltam com serenidade, com tempo para reflexão” (Maria do Rosário Caetano, Revista de Cinema).
Sinopse
Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia.