Jumanji: Próxima Fase, novo filme da Sony Pictures que estreia dia 16 de janeiro e que te leva não só a próxima fase, mas te leva a um nível que você não esperava por aqui: tratar sobre perdão e significado de amizade.
E vamos de sinopse: em “Jumanji: Próxima Fase” a turma está de volta, mas o jogo mudou. Enquanto retornam à Jumanji para resgatar um de seus amigos, eles descobrem que nada é como eles esperavam que seria. Os jogadores devem desbravar áreas desconhecidas e inexploradas, desde o árido deserto até as montanhas nevadas, para poderem escapar do jogo mais perigoso do mundo.
O elenco do primeiro filme está de volta: The Rock, Karen Gillan, Kevin Hart, Jack Black, Nick Jonas, além dos jovens Alex Wolff, Ser’Darius Blain, Madison Iseman, Nick Jonas e Morgan Turner. Integram ao elenco mais três adições: os veteranos Danny DeVito, Danny Glover e a mais nova vencedora do Globo de Ouro, Awkwafina. DeVito interpreta o avô de Spencer (Wolff), o “vô Eddie” e Glover Milo, o amigo de Eddie. Awkwafina por sinal é deixada como uma personagem misteriosa na trama (#nospoilers). Falando sobre o elenco, é aquela mesma percepção que tivemos no primeiro filme: de união total, como uma família (bem clichê, mas real). Com as novas adições, deram um toque a mais também no enredo, tanto no núcleo dramático quanto da comédia. Awkwafina, por exemplo, você conhece mais um trabalho dela por aqui, mesmo que sua participação não esteja em todos os momentos, sua personagem é peça fundamental em duas partes do filme e ela está muito bem; Danny Glover e Danny DeVito não precisam nem falar, os dois são um espetáculo. E aproveitando sobre a Awkwafina, o fato de ter mais uma mulher foi uma “boa”, mesmo que seu tempo seja mínimo em comparação com a de Karen Gillan (que por aqui entra como líder no videogame), mas isso já é um começo. Ah, isso também vale para atores negros também. No elenco temos Kevin Hart e Ser’Darius Blain, com a questão de representatividade está sendo muito bem pontuada nos filmes atuais. Porém veremos no andar da carruagem, já que no finalzinho…
Da esquerda para a direita: Kevin Hart, The Rock, Jack Black e Karen Gillan
Falando sobre roteiro. Em resumo, mesmo que tenhamos novos personagens, com novas “pontas” adicionadas ao roteiro, ele tem aquele mesmo probleminha que o primeiro filme teve: começo um tanto quanto arrastado e que depois te leva a muita ação, “tapando” muitas questões em relação a desenvolvimento de personagens, excesso de repetição de falas em alguns momentos, com alguns errinhos de continuidade. Por mais que dessa vez tenhamos um pouco mais de desenvolvimento na história dos personagens que já conhecemos, como chegada de faculdade, em como lidar com a insegurança e frustrações, o roteiro também fica interessante pelas questões do perdão e do valor da amizade por aqui. Há momentos que você se identifica na história e isso é também um ponto positivo, pois pelo menos não é “raso” (no finalzinho principalmente quando a carga dramática é bem significativa). A comédia também foi um jeito de se sobressair e MUITO aqui e digo pra vocês, se esse não foi o ponto alto do filme, não sei mais o que foi aqui. Com atores imitando outros atores, tanto no gestual como a forma de falar, foi realmente um deleite. As cenas de ação não têm nem como reclamar, porque continuam sendo de tirar o fôlego que nem o primeiro filme e até o clássico, lá de 1995! Os diferentes cenários também são bem legais: temos deserto, selva (que a própria Karen disse que foi filmado no Havaí) e montanhas nevadas.
Por trás das cenas: Jack Black e o diretor Jake Kasdan no set de Jumanji: Próxima Fase
O filme como um todo tem seus altos e baixos, mas mesmo assim achei a sequência melhor que o primeiro filme. Jumanji: Próxima Fase é um filme com diversão garantida, com muitas risadas (e emoção também!), identificação com personagens e de reflexão também sobre muitas questões da vida: se você tivesse a chance de perdoar o seu amigo depois de 15 anos, você perdoaria? Você está aproveitando a sua vida o bastante?
Jumanji: Próxima Fase estreia hoje nos cinemas brasileiros. Conta para gente depois o que vocês acharam!
Ah, já ia me esquecendo… para quem AMA o clássico como eu, continua sentadinho na cadeira pois há uma ceninha pós-crédito viu? E olha só do pouquinho que apareceu já estou ansiosa! Ai Robin Williams se você estivesse entre nós…