Finalmente veio a lista dos indicados para o The Game Awards 2021, e ela não trouxe muitas novidades. Esse ano, o evento ocorre dia 09 de dezembro e será apresentado por Geoff Keighley.
Vale lembrar que é possível votar em seu jogo predileto, acessando o site oficial do Game Awards. Além disso, durante o evento teremos um showcase de novidades que estão para acontecer na indústria dos jogos eletrônicos. A edição deve apresentar cerca de 40 até 50 jogos, a informação é do apresentador. Ao considerar o evento como plataforma de exibição, podemos lembrar que o novo Dragon Age, o remasterizado de Mass Effect e Perfect Dark foram revelados durante a premiação.
Para um jogo tornar-se elegível, são consultados mais de 100 veículos de imprensa, com influenciadores e canais dedicados a jogos inclusos neste mercado. Após isso, as listas são enviadas para o The Game Awards até certo prazo, mas o fator principal de ser elegível é que o jogo precisa estar disponível para a audiência até, pelo menos, 19 de novembro.
Em seguida, segue breve análise dos jogos na categoria principal, dentre alguns outros.
Na categoria Jogo do Ano
Deathloop
It Takes Two
Metroid Dread
Psychonauts 2
Ratchet & Clank: Rift Apart
Resident Evil: Village
Ratchet & Clank possuem excelente qualidade técnica, o que garantiu diversas vagas nesta questão, ele costuma ser bastante comparado com um filme da Pixar interativo. Enquanto isso, Metroid Dread traz uma geração de fãs que esperavam por mais da obra, que sofreu silêncio de protocolo durante seu desenvolvimento, de onde ressurgiu após 16 anos. Continua sendo um jogo fiel com a temática de sobrevivência, e coloca o jogador em situações de dificuldade inusitadas.
Resident Evil trouxe consigo a figura já icônica da Lady Dimitrescu e o retorno de um dos personagens mais amados da saga; é um misto de horror e ação que não para. Deathloop traz uma narrativa cíclica, onde o protagonista, desmemoriado, está preso em uma ilha e deve repetir um dia da sua vida várias vezes até entender o motivo para tudo isso.
E considerando que veio da Arkane, seus protagonistas possuem uma mescla entre tiros e poderes ímpares. It Takes Two, por sua vez, apela ao emocional e só pode ser jogado em dupla: é sobre um casal que precisa colaborar um com o outro, numa ambientação extremamente criativa, para recuperar sua humanidade. Psychonauts, por sua vez, reforça a importância da saúde mental e cria uma conexão jogador-universo ao te expor para o funcionamento da cabeça de uma pessoa.
Melhor Narrativa
Deathloop
It Takes Two
Life is Strange: Two Colors
Marvel’s Guardiões da Galáxia
Psychonauts 2
Aqui podemos esperar algumas surpresas. Guardiões da Galáxia recuperou o universo dos jogos da Marvel após o dos Vingadores ser aquém do esperado, Deathloop constrói uma narrativa bem diferenciada para o universo dos jogos e que te permite ter diversas linhas de construção. Enquanto isso, It Takes Two, Life is Strang e Psychonauts contam com uma narrativa voltada para a empatia na missão de cultivar afeto dos jogadores.
Jogo Mais Aguardado
Elden Ring
God of War: Ragnarok
Horizon Forbidden West
A sequência de Zelda: Breath of the Wild
Starfield
Elden Ring é um estrondoso sucesso que permanece em trendings sempre que algo relacionado ao jogo é mencionado, então, talvez seja um forte concorrente. Apesar de God of War ser um clássico, e Horizon também ter seu público certeiro, dificilmente alguém tira essa das mãos de Elden Ring ou da sequência de Zelda: Breath of the Wild. Zelda possui uma fanbase extremamente dedicada, e que atravessa décadas, culminando em Breath of the Wild, que foi aclamado tanto pelos fãs, quanto pelas críticas.
Jogo Mobile
Fantasian
Genshin Impact
League of Legends: Wild Rift
Marvel Future Revolution
Pokémon Unite
O interessante em comentar essa categoria é que a popularização dos jogos mobile que permite uma maior democracia no quesito público alvo. É um mercado em plena ascensão, e que nessa categoria traz alguns RPG’s, o bem sucedido Wild Rift, e a marca da Marvel. Vejamos, Pokémon Unite está em plena ascensão, enquanto Genshin Impact continua com uma plataforma bem atualizada e servidor repleto de jogadores fidelizados. Será uma briga bem peculiar.
Melhor Atuação
Erika Mori (Life is Strange: True Colors)
Giancarlo Esposito (Far Cry 6)
Jason E. Kelley (Deathloop)
Ozioma Akagha (Deathloop)
Maggie Robertson (Resident Evil Village)
O que falar sobre uma categoria que traz Giancarlo Esposito entre seus concorrentes? Um ator referência, de trabalhos soberbos, sendo “Breaking Bad” seu showcase mais celebrado. No entanto, o trabalho delicado e distinto de Erika Mori não deve ser descartado, muito menos o peso que Deathloop traz ao colocar dois de seus atores entre os concorrentes. E temos ainda Maggie Robertson, que interpretou um dos personagens mais marcantes e meméticos de 2021.
Melhor Jogo Contínuo
Apex Legends
Call of Duty: Warzone
Final Fantasy XIV Online
Fortnite
Genshin Impact
O tempo passa e Fortnite continua como forte concorrente na categoria Jogo Contínuo, podemos dizer o mesmo para Call of Duty, no entanto, o jogo da Riot consegue atrair consumidores ano após anos, com uma plataforma que apresenta menos problemas que a de Warzone. As surpresas vem com Apex Legends e Genshin Impact, sendo ambos jogos que tiveram um excelente desempenho no último ano. E ao acrescentar Final Fantasy na lista, estamos diante de um bloco com favorito, sim, mas de concorrentes que podem vir e pegar seu trono. Talvez Genshin Impact faça alguma surpresa aí.
Para acompanhar o evento, lembre-se de sintonizar no streaming no dia 09 de dezembro. Se você não é fã dos jogos que estão concorrendo esse ano, é muito provável que encontre novidades sobre jogos que estão chegando por aí.
Por último, segue a lista com todos os outros concorrentes do grande dia dos jogos eletrônicos:
Melhor Direção de Arte
Deathloop
Kena: Bridge of the Spirits
Psychonauts 2
Ratchet & Clank: Rift Apart
The Artful Escape
Melhor Trilha Sonora
Cyberpunk 2077
Deathloop
Nier Replicant ver.1.22474487139
Marvel’s Guardians of the Galaxy
The Artful Escape
Melhor Jogo Independente
Twelve Minutes
Death’s Door
Kena: Bridge of Spirits
Inscryption
Loop Hero
Melhor Jogo Multiplayer
Back 4 Blood
It Takes Two
Knockout City
Monster Hunter Rise
New World
Valheim
Criador de Conteúdo do Ano
Dream
Fuslie
Gaules
Ibai
The Grefg
Melhor Jogo de Esport
Call of Duty
CS: GO
Dota 2
League of Legends
Valorant
Melhor Jogo Indie Estreante
The Artful Escape
The Forgotten City
Kena: Bridge of Spirits
Sable
Valheim
Melhor Jogo de Esportes/Corrida
F1 2021
FIFA 22
Forza Horizon 5
Hot Wheels Unleashed
Rider Republic
Melhor Jogo para a Família
It Takes Two
Mario Party Superstars
New Pokémon Snap
Super Mario 3D World + Bowser’s Fury
Warioware: Get it together!
Melhor Jogo de Simulação
Age of Empires IV
Evil Genius 2: World Domination
Humankind
Inscryption
Flight Simulator
Melhor RPG
Cyberpunk 2077
Monster Hunter Rise
Scarlet Nexus
Shin Megami Tensei V
Tales of Arise
Melhor Jogo de Luta
Demon Slayer Kimetsu no Yaiba The Hinokami Chronicles
Guilty Gear Strive
Melty Blood: Type Lumina
Nickelodeon All-Star Brawl
Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown
Melhor Suporte à Comunidade
Apex Legends
Destiny 2
Final Fantasy XIV Online
Fortnite
No Man’s Sky
Melhor Jogo de Realidade Virtual ou Realidade Aumentada
Hitman 3
I Expect You to Die 2
Lone Echo II
Resident Evil 4
Sniper Elite VR
Melhor Jogo de Ação
Back 4 Blood
Chivalry II
Deathloop
Far Cry 6
Returnal
Melhor Jogo de Ação/Aventura
Marvel’s Guardians of the Galaxy
Metroid Dread
Psychonauts 2
Ratchet & Clank: Rift Apart
Resident Evil Village
Melhor Jogo de Impacto
Before Your Eyes
Boyfriend Dungeon
Chicory: A Colorful Tale
Life is Strange: True Colors
No Longer Home
Inovação em Acessibilidade
Far Cry 6
Forza Horizon 5
Marvel’s Guardians of the Galaxy
Ratchet & Clank: Rift Apart
The Vale: Shadow of the Crown
Melhor Design de Áudio
Deathloop
Forza Horizon 5
Ratchet & Clank: Rift Apart
Resident Evil Village
Returnal
Melhor Direção
Deathloop
It Takes Two
Returnal
Psychonauts 2
Ratchet & Clank: Rift Apart