No episódio inédito desta quinta-feira, 5, da segunda temporada do podcast Original Spotify Mano a Mano, o rapper Mano Brown embarca em uma conversa com os jornalistas André Caramante e Cecília Oliveira. Segurança pública é o tema central que se desdobra em coberturas jornalísticas sobre o tráfico de drogas e armas, direitos humanos e raça. Escute grátis, só no Spotify.
Jornalistas por formação, André Caramante e Cecília Oliveira fizeram coberturas de acontecimentos marcantes: foram CPIs de armas, ascensão do PCC, chacina na Bahia e outros. “Em um mundo ideal, a segurança pública deveria ser feita pela união entre os governos dos estados e municípios. Eu costumo falar que ela é tratada com o mesmo negacionismo que temos hoje na ciência, porque a gente tem bons diagnósticos e dados, mas isso é desconsiderado por ter um valor político muito alto”, opina Cecília Oliveira, jornalista investigativa e diretora do Instituto Fogo Cruzado. “A segurança pública no Brasil não prioriza a vida. O Brasil é um país rico que tem um exército para cuidar do patrimônio e não da vida das pessoas. Esse enfrentamento que existe principalmente na periferia entre braço armado do Estado e os jovens que normalmente são alvos da PM matam um número de guerra de pessoas em São Paulo por ano”, comenta André.
(Mano Brown com André Caramante e Cecília Oliveira/Mano a Mano_Spotify/Crédito_Jef Delgado/Divulgação)
“A gente tá falando aqui de polícia pra caramba, mas segurança pública não é só isso, né? Imagina a população brasileira do jeito que está, com desemprego recorde, inflação em dois dígitos. Essa molecada que está andando de moto, com tênis de R$1.000, nunca viu isso, não sabem o que é uma inflação, faltar comida na mesa. A paisagem da rua hoje são pessoas, barracas, uma outra civilização dentro de uma civilização. Essas pessoas não são o perigo da sociedade, elas estão sendo massacradas pela sociedade”, reflete Mano Brown.
Nesta temporada do Original Spotify Mano a Mano, o MC continua recebendo personalidades de diferentes gerações, expandindo o diálogo com temas até então não explorados e também sempre dá um jeito de revelar o lado mais pessoal do convidado e da sua própria história. O rapper, apresentador e escritor Emicida, a cantora Jojo Todynho, o cantor e ator Seu Jorge e o cineasta Jeferson De, os humoristas Felipe Kot e Yuri Marçal, o neurocientista Sidarta Ribeiro e a ex-presidente Dilma Rousseff são os primeiros convidados da segunda temporada. Com direção criativa de Spotify Studios e Gana e produção de Spotify Studios, MugShot e Boogie Naipe, Mano a Mano é um podcast Original Spotify com episódios inéditos todas às quintas-feiras, grátis, só no Spotify.