Com o Oscar batendo aí na porta, as matérias relacionadas à premiação começam a surgir em diversos assuntos: “Qual a aposta de Melhor Filme?”, “Porquê tal filme merece uma atenção especial”, “Quais os filmes favoritos de tal diretor” e assim por diante. Em um desses conteúdos pré-Oscar, o diretor premiado Bong Joon Ho por Parasita, foi o selecionado da vez. Em entrevista para a revista Filo (revista especializada em crítica de cinema na Coréia), o diretor revelou a lista dos filmes favoritos dele em 2021.
Lembrete: a lista não está em ordem ou classificação específica.
1. Don’t Look Up
O filme conta a história de um estudante de astronomia graduado e um professor que descobre um cometa correndo em direção à Terra e se propõe a informar ao mundo que o cometa colidirá com a Terra em seis meses. Retrata uma situação agridoce em que tanto a mídia quanto o governo só os usam de acordo com seus próprios interesses e por cliques, em vez de medidas para salvar a humanidade. Com Meryl Streep, Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Timothée Chalamet e Ariana Grande .
Uma adaptação cinematográfica do conto de mesmo nome de Haruki Murakami. Kafuku acidentalmente testemunha o caso de sua esposa, mas ele não foi capaz de perguntar as razões da traição porque sua esposa morre de repente. Retrata o processo em que Kafuku, que foi marcado por sua falecida esposa, conhece Misaki, um motorista exclusivo, e recupera sua vida. Uma obra-prima dirigida pelo diretor Ryusuke Hamaguchi.
3. Flee
O diretor (Jonas Poher Rasmussen) reconstrói a jornada de um amigo do Afeganistão para se estabelecer sozinho na Dinamarca através de animação e imagens de arquivo. É um documentário animado sobre um garoto brilhante de Cabul, no Afeganistão, que era obcecado por Jean-Claude Van Damme usando o One Piece de sua irmã mais velha, 25 anos antes de se tornar um estudioso de sucesso em Copenhague. No ano passado, ganhou o Prêmio do Júri de Documentário como um dos filmes mais comentados do Festival de Cinema de Sundance.
4. Sundown
Este é um novo filme dirigido por Michel Franco . Park Ga Eon , programador do Festival Internacional de Cinema de Busan, descreve o filme da seguinte forma. “O diretor Michel Franco, que voltou a Veneza depois de um ano, mostra um olhar frio sobre a morte em ‘Sundown’ graças às atuações fortes dos famosos atores Tim Roth e Charlotte Gainsbourg, que ele reencontrou depois de ‘Cronic’ (2015). Os gritos e manchas de sangue no trabalho anterior ‘New Order’ (2020) sumiram, e há homens e mulheres desfrutando de férias tranquilas em um luxuoso resort costeiro mexicano. No entanto, a série de eventos trai as expectativas do público. Estamos perplexos e zangados com a atitude entorpecida e abafada de Neil, que calmamente se deita diante da morte de sua mãe e foge. Esse sentimento bizarro de alienação ressoa na cena em que as pessoas rapidamente voltam de férias logo após um tiroteio na praia onde Neil estava comendo e bebendo.”
5. Sorry We Missed You
Este filme retrata o humanismo caloroso do diretor mestre esquerdista Ken Loach . A história de Ricky, que não é rico, mas a pessoa mais feliz de todos os tempos, sonha com uma vida estável e supera as dificuldades depois de conseguir um emprego em uma empresa de courier.
6. The Mitchells vs. the Machines
Uma animação da Netflix criada pelos criadores de Spider-Man: New Universe e The Lego Movie. Foi produzido com o objetivo de ser lançado nos cinemas em 2020, mas a data de lançamento foi adiada várias vezes devido ao COVID-19. O lançamento nos cinemas foi cancelado em janeiro de 2021, quando a Netflix comprou os direitos de distribuição mundial da Sony Pictures. O filme segue a família Mitchell em uma viagem pelo país em um carro para salvar um mundo que foi destruído por robôs.
7. L’evenement
É um filme francês que retrata a questão do aborto. No 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza, foi selecionado por unanimidade por um júri liderado pelo diretor Bong Joon Ho e recebeu o Prêmio Leão de Ouro, a maior honra. Em 1963, uma estudante universitária francesa engravidou involuntariamente e depois passou pelas lutas que a levaram à decisão de fazer um aborto.
8. Sewing Sisters
Este é um documentário coreano. É uma história sobre as meninas que são chamadas de ‘Sida‘ ou ‘Gongsooni ‘ porque eram pobres ou porque eram mulheres. Essas meninas se acostumam a usar uma máquina de costura em vez de estudar usando livros didáticos. Retrata o passado e o presente de mulheres trabalhadoras que trabalharam no mercado da paz na década de 1970.
9. Happy Hour
O diretor Bong Joon Ho parece gostar muito do trabalho do diretor Hamaguchi Ryusuke. Happy Hour, que foi lançado na Coréia no ano passado como um filme de 2015, foi incluído na lista. O filme conta a história de quatro amigos que estão na casa dos 30 anos: Akari, Sakurako, Fumi e Jun. Eles compartilham tudo e acham que se conhecem melhor, mas na realidade, eles têm problemas sobre os quais não podem falar. Um dia, Jun faz uma declaração bombástica de que está em processo de divórcio e desaparece de repente. Ele contém a história de quatro amigos olhando para trás em suas vidas e encontrando a verdadeira felicidade. O filme é um tema quente com um tempo de execução de mais de cinco horas com um tempo de execução de 328 minutos de duração.