Em 1792, o poeta e gravurista inglês William Blake contatou o demônio que lhe revelou o segredo da sabedoria infernal. Desse místico encontro nasceu o livro iluminado “O Matrimônio de Céu & Inferno”.
Em 2019, na selva urbana de São Paulo, crime, desejo e redenção entrelaçam a vida de quatro personagens. Chico Amarante é um matador de aluguel a serviço de um poderoso conglomerado religioso. Verônica Viegas é uma acompanhante de luxo que sonha em voltar a Buenos Aires. Antonino Santos é o fundador da Orquestra Divina, uma organização espiritual que comercializa fé, esperança e livros sagrados. Dani Rosa é uma jovem pintora que trafica drogas para sobreviver e ajudar um amigo em estado terminal. No encontro de todos eles, um apocalíptico embate de revelação, poesia e morte.
O Matrimônio de Céu & Inferno é uma graphic novel de Enéias Tavares e Fred Rubim em que a dupla se inspira na famosa prosa publicada em 1792 do poeta e pintor inglês William Blake. Em sua prosa, Blake questionava a religião.
Tavares e Rubim apresentam quatro anjos caídos que formam os personagens principais da obra: um pastor corrompido (Maestro Santos), um matador de aluguel (Amarante), uma prostituta (Verônica Viegas) e uma artista que vende drogas (Daniela Rosa). Tratam-se de quatro personagens que possuem algo em comum: todos têm algo de “podre” em suas vidas, mas apenas três passam a ter boas intenções para suas vidas. O único que não tem… é o pastor corrupto.
A cidade de São Paulo misturada com a prosa de William Blake acaba tomando um ar de filme do Tarantino, em que meio aos grandes problemas, massacres e violências, chegamos ao apíce do que podemos categorizar como o apogeu da violência.
O Matrimônio de Céu & Inferno não é para todos. A graphic é cheia de conversas entre poesia e roteiro, então quem não gosta de poesia não irá gostar da história. Além disso, temos muita violência, ainda mais no ato final.
Trata-se de uma história que conversa com a arte. E que arte!
O Matrimônio de Céu & Inferno está à venda na loja da AVEC.