ANÁLISE: O Hóspede Americano

A produção original, O Hóspede Americano é a nova minissérie brasileira da HBO, que conta um pouco sobre a união entre Estados Unidos e Brasil, essa história envolve ambos os países, e é algo que muita pouca gente conhece e assinada pela criação e direção de Bruno Barreto, um grande cineasta brasileiro. O Hóspede americano é baseada em uma história real sobre a expedição do ex-presidente dos EUA Theodore Roosevelt pela região amazônica, ao lado do explorador brasileiro Cândido Rondon.

 

HBO Max e produções brasileiras | Clube de Criação(Imagem: Divulgação / HBO)

Vamos falar um pouco sobre o contexto….

O Theodore Roosevelt foi o 26º e mais jovem presidente dos Estados Unidos. Com dois mandatos, entre 1901 e 1909, o republicano promoveu reformas progressistas e uma forte política externa, em contexto geral, porém, ele acabou eclipsado por outras figuras, como por exemplo seu primo distante Frank Delano Roosevelt, presidente norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial.

A série se passa no começo dos anos 20, a história começa, após uma derrota, dura e massiva na campanha presidencial americana, Roosevelt (Aidan Quinn) decidiu participar de uma expedição à América do Sul, financiada pelo Museu Americano de História Natural. Nessa aventura em busca de sua juventude perdida na selva brasileira, seu objetivo é explorar o último rio não cartografado do país: o Rio da Dúvida, em Rondônia. O ex-presidente leva seu amigo de longa data Farrel Nash (David Herman) e o filho Kermit (Chris Mason). A aventura foi guiada pelo lendário marechal e sertanista brasileiro Cândido Rondon (Chico Diaz), então militar responsável por interligar as regiões mais remotas do país. Nesta jornada, os dois homens têm perfis muito diferentes terão que testar os seus limites físicos e morais. Além disso, terão que aprender a lidar com suas personalidades conflitantes para sobreviver.

 

O Hóspede Americano | Confira o trailer da nova minissérie histórica brasileira da HBO - Reserva Cinéfila(Imagem: Divulgação / HBO)

Essa aventura rendeu um livro escrito por Roosevelt, ‘Na Selva Brasileira’,  foi um grande objeto de pesquisa, de ajuda e de estudo, para acontecer essa série, o G&F fez parte da entrevista coletiva que estava presente: criador e diretor da minissérie Bruno Barreto, o roteirista Matthew Chapman e os atores Aidan Quinn, Chris Mason e Dana Delany, eles falaram que estudaram muito esse livro estarem bem preparados para série.

O elenco estrangeiro ficou três meses gravando direto aqui no Brasil, o maior desafio eles contam, foi o clima que é muito tenso e os desafios que a Amazônia oferece, eles contam de quando chegaram em São Paulo, já estavam muito exaustos e cansados, pelas gravações terem sido direto.

 

HBO Max aposta em história sobre a Amazônia com o lançamento de O Hóspede Americano - NerdBunker(Imagem: Divulgação / HBO)

Bruno Barreto falou muito bem do elenco, que eles conseguiram atuar maravilhosamente, ele estava muito preocupado sobre a questão dos idiomas e a mistura, porque na época que se passa essa aventura o inglês era muito mais britânico que o atual inglês que é o estadunidense.

Perguntaram para o Bruno, “por que foi escolhida uma série de vez um filme ?” Ele conta que originalmente era para ser um filme, ele tentou vender, até que chegou a HBO, que ofereceu o formato de minissérie, então começou uma jornada para transformar em série, o que acabou podendo aprofundar mais ainda os personagens, no espaço, e no tempo onde estava se passando essa incrível história, dando mais detalhes dessa união.

 

Bruno Barreto no set de 'O Hóspede Americano', minissérie da HBO Max. Imagem: Helena Gentil Barreto/HBOBruno Barreto no set de ‘O Hóspede Americano’ (Imagem: Divulgação / HBO)

Bom, espero que tenham ficado curioses, para ver O Hóspede Americano, uma minissérie brasileira tem criação e direção de Bruno Barreto e roteiro de Matthew Chapman, de 4 episódios com uma hora de duração, que irá estrear no dia 26 de setembro (domingo) na HBO Max, e as 23:00 no canal HBO.

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *