Nessa terça-feira (14), o BTS, anunciou uma “pausa temporária como grupo” durante a transmissão de um jantar comemorativo de 9 anos de carreira da banda.
A banda composta por RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook, disse durante a ocasião – feita através de um vídeo -, de forma sincera e íntima, o que vinha acontecendo atualmente não só como grupo, mas também individualmente: que estavam entrando em uma “pausa temporária” e focando, cada um deles, em seus projetos solos – já que são quase 10 anos juntos como grupo e ainda não tiveram oportunidade de mostrar “o seu lado” individualmente e amadurecer artisticamente.
Além disso, RM, líder da banda, ainda comenta que após lançarem Butter e Permission To Dance no ano passado, eles “perderam a direção” e “precisam de um tempo para pensar e depois voltar” e que mesmo precisando desse tempo, ele ainda lamenta que soaria rude aos fãs, decepcionando-os (😢).
Suga, membro da rapline da banda, ainda comenta sobre estar atualmente com bloqueio criativo, “o mais difícil é escrever letras, nada sai” e ainda completou “eu tenho que falar sobre algo que realmente sinto, mas agora estou espremendo-o para fora porque temos que satisfazer os desejos das pessoas e os ouvintes“.
Além do anúncio da “pausa temporária como grupo”, a banda anunciou que cada integrante terá seus projetos solos e que não serão mixtapes mais, serão álbuns oficiais. O primeiro deles começará pelo J-Hope, que de acordo com a JTBC, terá seu lançamento já no meio do mês de Julho, já aproveitando a deixa da sua apresentação no Lollapalooza Chicago em 31 de Julho. Também foi anunciado o lançamento das mixtapes anteriores de J-Hope “Hope World”, RM “Mono” e Suga “August D” e “D-2” nas plataformas de streaming.
Em nota a imprensa, a Big Hit Music esclareceu que não se trata de um “hiatus” (uma palavra que muitos fãs temem por conta do histórico de grupos se separarem – seja eles de grupos orientais ou até ocidentais, mas aqui não se trata disso), mas sim que as atividades serão combinadas em grupos e individuais. Ou seja, teremos menos promoções como grupo e mais promoções individuais de cada um.
“O BTS iniciará um novo capítulo que combina atividades em equipe e individuais. Será um momento para cada membro crescer através de várias atividades, e o BTS se tornará uma equipe de longa duração no futuro. Esperamos que se torne uma fonte de alimento para nós. Para isso, apoiaremos ativamente no nível da gravadora. O BTS planeja anunciar o ‘Capítulo 2’ através do lançamento de álbuns solo e colaborações com vários artistas. Suas atividades individuais serão reveladas em breve, e a 1ª será J-Hope”
As atividades em grupos podemos ter uma noção de pelo menos uma e dita inclusive, por Jin durante a ocasião do jantar comemorativo, “propusemos filmar o RUN BTS um episódio de cada vez”, fazendo menção ao show de variedades que a banda têm de mostrar os integrantes fazendo vários tipos de dinâmicas a cada episódio.
Outro projeto que também foi publicado um dia antes do anúncio da “pausa temporária como grupo”, foi que o integrante V estará lançando um spin-off do programa “In The Soop” com seus quatro grandes amigos: os atores Park Seo-joon, Choi Woo-shik, Park Hyung-sik e o rapper Peakboy. Serão 4 episódios mostrando os amigos tirando férias.
Como diz um verso da recente música lançada da banda, “Yet to Come” presente no álbum antológico “Proof”:
“este é apenas o começo, o melhor ainda está por vir” 💜
Confira o anúncio completo aqui: