Durante esse período de pandemia, muitas pessoas estão encarando a Peste, de Albert Camus, como forma de compreender o que estamos passando. Hoje, trouxemos algumas sugestões que vão abordar a temática, além do clássico, e separamos 2 títulos que estão gratuitos.
- O amanhã não está a venda – Ailton Krenak: Essa sugestão é extremamente pessoal e a que mais indico. Nesse livro, Krenak, um dos maiores nomes da luta indígena, reflete sobre os impactos que o vírus está causando e que irá causar no futuro. Uma leitura rápida, de menos de 50 páginas, sobre os desafios que encaramos com essa ruptura gigante no ciclo produtivo da sociedade. Você pode baixar aqui, gratuitamente.
“Tem muita gente que suspendeu projetos e atividades. As pessoas acham que basta mudar o calendário. Quem está apenas adiando compromisso, como se tudo fosse voltar ao normal, está vivendo no passado […]. Temos de parar de ser convencidos. Não sabemos se estaremos vivos amanhã. Temos de parar de vender o amanhã.” - O segundo é de um autor já bastante conhecido, best seller do the New York Times: Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade, de Yuval Noah Harari. Ainda não li, porém recebi diversas indicações e creio que para quem gostou de Sapiens, seja a escolha certa. Gratuitamente aqui.
- Essa última sugestão não é gratuita, porém vale a pena (está $5). A cruel pedagogia do vírus, de Boaventura de Souza Santos. O cientista social busca refletir sobre a pandemia e sobre os problemas que encontramos, além do aprendizado que devemos tirar dela. Confira aqui.
- O amor nos tempos de cólera, Gabriel Garcia Márquez: um clássico da literatura latina, Garcia Marquez, esse livro basta o título para demonstrar sua relevância no contexto atual. Uma grande história de amor do autor que deve ser mais do que celebrado. Tem na Amazon, mas com certeza você deve encontrar em outros lugares. Se quiser a edição física, na estante virtual tem por mais barato!
- Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus: esse título não aborda a pandemia, porém acho importante indicar para que saiamos de nossas bolhas e visualizar diferentes realidades, que estão mais ainda afetadas durante a pandemia. Várias matérias demonstram que o fator socio-econômico vem afetando fortemente nos grupos que são mais vulneráveis ao vírus. Um clássico da literatura brasileira, portanto, aqui.