Pode não ter feito muita diferença na prática, mas agora que o carnaval já passou e 2021 começou de verdade chegou a hora de pensar nos lançamentos de hqs que veremos no Brasil durante os próximos meses.
Não são todas as editoras que divulgam seus calendários com antecedência, seja por uma questão de marketing ou até devido às incertezas do mercado, mas com o que já foi anunciado devemos ter um ano bem promissor em relação a lançamentos.
Estranhos no Paraíso – vol 6. Editora Devir
Essa lista precisava começar com o sexto e último volume de Estranhos no Paraíso. Isso porque é a primeira vez que a obra de Terry Moore é publicada na íntegra por aqui. No material acompanhamos o conturbado relacionamento entre Katchoo, Francine e David que compreende temas complexos como sexualidade, descoberta, sonhos e até investigação policial e máfia.
A Casa. Editora Devir
Outro lançamento da Editora Devir que chega nos próximos meses é A Casa, assim como a republicação de Rugas, do mesmo autor (e que também poderia estar nesta lista). Em A Casa vemos uma família que precisa limpar o imóvel onde passaram a infância para colocá-lo à venda. Nesse processo, lembranças e feridas antigas mal cicatrizadas reaparecem e a narrativa emocionante oferece questionamentos latentes em qualquer ser humano.
Pele de Homem. Editora Nemo
A Editora Nemo foi uma das poucas que divulgou todos os seus lançamentos para o ano e praticamente qualquer um deles poderia marcar presença. Um dos escolhidos foi Pele de Homem, material que ganhou um Angoulême no último festival. De Hubert e Zanzim, a obra é uma espécie de Degenerado (da própria Nemo) com O Príncipe e A Costureira (da Darkside), onde discute gênero e sexualidade, mas com um detalhe: se passa na Itália renascentista.
Oleg. Editora Nemo
Oleg é um material que é praticamente um “vinte anos depois”. Isso porque Frederik Peeters é autor de Pílulas Azuis, onde expõe por completo seu relacionamento com sua futura mulher e as conturbadas emoções em lidar com o vírus HIV. Em Oleg, Peeters troca o sujeito do seu texto e se aprofunda em episódios de sua vida contemporânea como quadrinista, pai e marido.
A Marcha – vol 3. Editora Nemo
Este ano a Editora Nemo também concluirá a trilogia A Marcha, que conta a longa história de luta de John Lewis como ativista dos direitos humanos contra a segregação racial nos Estados Unidos utilizando técnicas de não-violência. Narrado com base nas memórias do próprio protagonista e com aparições de Martin Luther King Jr e Robert F. Kennedy, é uma obra obrigatória para entender um movimento histórico e revolucionário.
Kent State. Editora Veneta
Se em Meu Amigo Dahmer (Darkside) Derf Backderf expõe suas memórias como amigo de um serial killer, em Kent State ele utiliza seu lado jornalístico para se aprofundar em um dos grandes acontecimentos da história norte americana: o dia em que a guarda nacional abriu fogo e matou quatro estudantes que protestavam contra a Guerra do Vietnã.
Umahistoria. Editora Veneta
A Editora Veneta foi outras que divulgou todos os seus lançamentos de 2021 e, de novo, qualquer uma poderia estar nesta aqui. Gipi é um artista espetacular e deveria receber mais destaque aqui no Brasil. A Terra dos Filhos (também da Veneta) é uma baita e emocionante hq, algo que este lançamento também promete. Umahistoria são duas histórias, a de um escritor que vê sua vida desmoronar e seu antepassado soldado da Primeira Guerra Mundial. Fragilidade, beleza e esperança são os temas principais do material.
Thor: A Deusa do Trovão. Editora Panini
Este ano finalmente chega por aqui as edições encadernadas da Thor de Jane Foster. Durante sua longa passagem pelo personagem, Jason Aaron foi celebrador por praticamente tudo – recebeu até um mega evento para chamar de seu com crossovers entre todas as revistas da Marvel -, mas o que mais chamou atenção provavelmente foi quando Odinson deixou de ser digno e uma nova Thor levantou o Mjolnir. Sem dar muito spoilers, ver uma personagem como Jane Foster travar batalhas com deuses e criaturas interplanetárias em contraste com sua luta pessoal foi realmente um grande acerto de Aaron e da própria Marvel. Inclusive o próximo filme do Thor promete adaptar em certo aspecto essa fase.
Sweet Tooth. Editora Panini
Jeff Lemire é um dos escritores mais prolífico dos quadrinhos atualmente. A sensação é de que todo mês um novo material estampado com o nome dele é lançado. No Brasil não tem como ser diferente já que existe muita coisa – e de qualidade – para chegar por aqui. Sweet Tooth é uma de suas obras mais conhecidas, escrita e desenha para a Vertigo e que estava esperando há anos na fila de republicações da Panini. Parece que com a série da Netflix batendo na porta a editora decidiu colocar no topo da lista.
Gideon Falls – vol 6. Editora Mino
Mais uma conclusão de série e mais um Jeff Lemire. É difícil falar de Gideon Falls por dois motivos: o primeiro é que é muito fácil soltar alguns spoilers e o segundo é que é difícil explicar sobre o que é a obra. Terror, viagem no tempo, sobrenatural… É por isso que a conclusão – e esperamos que as respostas – desse épico é tão aguardada.
Tabu 2. Editora Mino
A editora Janaína de Luna já falou algumas vezes nos stories da Editora Mino que para este ano teremos o lançamento de uma nova coletânea de Tabu. Nesta iniciativa, artistas mulheres são selecionadas para desenvolver histórias de temas considerados tabus sociais. Na primeira edição tivemos as maravilhosas Amanda Miranda, Lalo e Jessica Groke, o que será que nos espera na segunda?
Guarani – A Terra Sem Mal. Editora Comixzone
É preciso admitir que colocar O Guarani nesta lista é roubar um pouco. A Editora Comixzone tem como estratégia de marketing anunciar seus lançamentos bem próximo da pré-venda, por isso temos apenas ideias de nomes que podem aparecer: Lourenço Mutarelli, Carlos Gimenez, Carlos Trillo, etc. O Guarani foi o lançamento de fevereiro e já está disponível (e lido, por aqui). É um quadrinho argentino contemporâneo que se aprofunda em um episódio absurdo da história sul americana que é pouco contado.
Paracuellos 2. Editora Comixzone
Após o sucesso do primeiro volume, é de se esperar que este ano tenhamos a continuação das histórias das crianças do Auxílio Social na Espanha franquista. A editora ainda não confirmou se o segundo e último volume chega realmente neste ano, mas as chances são altas.
Nausicaä do Vale do Vento. Editora JBC
Obra do premiado autor e diretor Hayao Miyazaki – sim, o co-fundador do Studio Ghibli -, Nausicaä do Vale do Vento foi anunciado pela JBC em março de 2020. A data de publicação até hoje não foi divulgada, mas por fazer quase um ano do anúncio a expectativa é que pelo menos o primeiro volume – de sete – saia ainda este ano.