São vários os lançamentos cinematográficos de sucesso de Hollywood, porém, sem dúvidas, um dos exemplos mais explícitos da relevância da Teoria da Sociedade de Massa é o seriado “Friends”. A série estadunidense conquistou milhões de fãs no mundo e, ainda hoje, 16 anos após o último episódio, o número de exibição em plataformas de streaming, como a Netflix, é alto. Foi criada por David Crane e Marta Kauffman e distribuída pela Warner Bros. O primeiro episódio da trama que recebeu 65 prêmios, além de centenas de nomeações, foi ao ar em dezembro de 1994. Em maio de 2004, 10 temporadas e 236 episódios depois, os fãs se despediram da série que se tornou sucesso absoluto e fonte de referência.
Afinal, o que é Friends?
Em Nova York, seis amigos, três homens e três mulheres enfrentam e compartilham a vida, os amores, os dramas e as alegrias. Os cenários que mais aparecem na série são a cafeteria Central Perk e o apartamento de Monica Geller (Courtney Cox), ambos no bairro Greenwich Village em Manhattan. Os personagens têm características bem definidas e enfrenta dilemas da vida adulta, o que facilita a identificação dos espectadores com eles e com as suas vivências.
Para compreender-se a importância dessas séries nas práticas culturais, é necessário um exame das relações que elas estabelecem com o telespectador. Ao construir e transmitir a ideia de um universo fictício, no qual o cotidiano dos personagens desperta uma identificação com o universo de seu público, a narrativa convidativa e cômica de Friends permite que o reconhecimento desse enredo se intensifique pelos encontros semanais, e pelo sentimento maior enfatizado pela série: a amizade.
Friends é conhecida como Sitcom ao abordar o cotidiano de maneira cômica. O comportamento dos personagens, a linguagem, os lugares, a época, as referências citadas nas piadas sarcásticas do personagem Chandler, ou o estilo de consumo da personagem Rachel. A presença de temas de interesses determinados ou que possa envolver o interesse social de um grupo de amigos, não só fazem menção ao universo de seu público, como dependem dele para a construção de sentidos e ganhos simbólicos através dessa realidade.
O que torna Friends um elemento de manipulação da Sociedade de Massa?
Elementos marcantes ao longo das dez temporadas, como o sofá laranja, a fonte da abertura, e a porta lilás com a moldura amarela no olho mágico, despertam o sentimento de nostalgia, e garantem que os fãs revejam a série constantemente, consumam seus produtos, oficiais ou não, e até mesmo incorporem o estilo de vida nova iorquino em suas vidas.
Embora desenvolvida ao longo dos séculos XIX e XX, a Teoria de Sociedade de Massa é uma hipótese aplicável até os dias de hoje. Basta fugir do conformismo e observar atentamente a dinâmica de funcionamento dos produtos que nos são apresentados para perceber que a todo momento estamos sendo condicionados a pensar e agir de uma maneira delimitada pela grande mídia. Definitivamente, não são somente as propagandas e conteúdos publicitários, aos quais também somos expostos todos os dias, que influenciam nesse processo de manipulação em massa.
Talvez, a peça chave para o sucesso de Friends hoje seja o saudosismo. Afinal, ela retrata uma época idolatrada por muitos, tanto pelos que viveram quanto o que não eram nascidos. Mas se fosse para mensurar o grande ingrediente da sitcom, talvez o simplismo na condução de suas histórias seja o fator chave para o sucesso. Algo que a série mexicana Chaves representa muito bem. Por exemplo, bordões repetidos ao longo das temporadas, uma convivência entre vizinhos e amigos, assim como piadas um tanto inocentes, fazem de Friends a série perfeita para ser assistida por qualquer idade.
A principal, mas não a única…
Essa série de TV é apenas um dentre os milhares de exemplos de produtos culturais que prescrevem estilos de vida a seus espectadores. O retrato de uma vida quase perfeita, na qual problemas são facilmente resolvidos e situações impossíveis sempre acontecem. Entretenimento este que, de certa forma, se torna realmente relevante a partir do momento em que o público passa a almejar aquele enredo na vida real. Também utilizam dele para compor momentos de descanso e diversão em seu cotidiano. Por meio dessa fórmula, temos o sitcom mais famoso e lucrativo da história da televisão.
Apesar do seriado norte-americano estar separado por alguns séculos da criação da teoria da Sociedade de Massa, fica claro a relação entre as séries de comédia e os estudos em questão. Uma relação de co-dependência é criada quando a sociedade precisa do entretenimento e a mídia precisa do consumo. Através de exemplos, é possível compreender as estratégias utilizadas para se obter um controle sobre o consumidor, além de possibilitar um produto rentável através da manipulação das massas, que passam a se identificar com o produto e viver no universo criado pela narrativa.
Colaboradoras: Alícia Araújo, Letícia Oliveira e Maria Clara Dias