Por meio da campanha “Histórias Que Inspiram”, da franquia Disney Princesa, que busca inspirar crianças e jovens da América Latina com histórias reais de jovens atletas olímpicas da região, a Disney acaba de anunciar que doará US$ 100 mil para promover a transformação social por meio do esporte. A ação é uma parceria com a Coaches Across Continents, organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de comunidades vulneráveis por meio do acesso a programas educacionais ligados ao esporte, e está alinhada ao compromisso da The Walt Disney Company em promover o bem-estar integral das pessoas através de hábitos saudáveis.
A doação ocorrerá após a Disney ter alcançado, antes do tempo previsto, a meta de 5 milhões de visualizações, durante o mês de agosto, dos quatro vídeos que fazem parte da campanha e que apresentam as atletas Beatriz Ferreira, boxeadora feminina brasileira; Alexa Moreno, ginasta mexicana; Jacinta Martínez Ranceze, nadadora artística argentina; e Macarena Pérez, ciclista chilena de BMX Freestyle, contando como se esforçam todos os dias para alcançar seus sonhos, mostrando que são verdadeiros exemplos de coragem, determinação e superação.
Os vídeos foram exibidos no canal ESPN e também estão disponíveis nos canais oficiais da Disney América Latina e Disney Brasil no YouTube, e nas redes sociais @disneyrprincesabr e @espnbrasil. Confira também abaixo:
Histórias que inspiram
Beatriz Ferreira é a primeira finalista brasileira no boxe feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e campeã mundial brasileira de Boxe. No vídeo que conta sua história, ela relembra seu início no esporte, quando tinha apenas 4 anos, e o papel fundamental que seu pai desempenhou em sua formação dentro da disciplina. Força de vontade e coragem são traços marcantes na história de Bia, que muito se assemelham à jornada da princesa Mulan.
Alexa Moreno é uma das ginastas com mais destaque do México. Ela ficou em quarto lugar na final do Horse Vault nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. No vídeo, ela relata sua conexão com o esporte desde jovem e compartilha uma mensagem inspiradora sobre a importância de se capacitar e perseguir seus sonhos, além de comentar também sobre sua identificação com a Elsa, de “FROZEN”: “Ela é forte, ousada, corajosa e resiliente, e tem essa questão da luta contra si mesma. Eu me pressiono muito para fazer coisas novas, me arriscar, experimentar e fazer algumas loucuras. E nisso, me identifico muito com ela”, explica Alexa.
Jacinta Martínez Ranceze é multicampeã na natação artística e uma das maiores referências do esporte para atletas com Síndrome de Down na Argentina. Em seu vídeo, ela fala sobre sua paixão pelas corridas, seu compromisso com o treinamento e seu amor pela água, que não à toa faz com que ela se identifique com Ariel, de “A Pequena Sereia”.
Macarena Pérez, chilena residente na Califórnia, foi finalista do BMX nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. No conteúdo, ela compartilha suas experiências como uma das poucas mulheres na disciplina e como sua determinação e comprometimento a levaram a se destacar. “Quando dizem que Pocahontas é uma alma livre que foi levada pelo vento, acho que me aconteceu o mesmo com a BMX. Só que não foi o vento que me levou, foi uma bicicleta”, comenta Macarena.