CRÍTICA: Tempo

Fomos convidadas pela Universal Pictures para ver o novo longa-metragem de M.Night Shyamalan, TEMPO. Faz dois anos desde que tivemos o lançamento de Vidro, o último lançamento do diretor, e hoje no dia 29 de julho é o lançamento do suspense aterrorizante que se passa todo em uma praia.

Shyamalan, um grande nome no cinema e querido por uma boa parte do público amante de cinema, por conta das suas obras, como: O Sexto sentido (1999), Corpo Fechado (2000), Fragmentado (2016) e Vidro (2019), é diretor e roteirista de TEMPO, mas toda a obra precisa de estrelas, neste filme o elenco é composto por: Gael García Bernal, Vicky Krieps, Rufus Sewell, Ken Leung, Nikki Amuka-Bird, Abbey Lee, Aaron Pierre, Alex Wolff, Embeth Davidtz, Eliza Scanlen, Emun Elliott, Kathleen Chalfant e Thomasin McKenzie.  

Tempo: novo filme de M. Night Shyamalan ganha trailer - Boletim Nerd(Imagem: Divulgação / Universal Pictures)

Tempo é uma adaptação da graphic novel francesa, chamada Castelo de Areia (Sandcastle), lançada em 2011, de autoria do suíço Frederik Peeters e do documentarista francês Oscar Lévy, que adapta a HQ de uma ideia que originalmente era para um roteiro de cinema. Essa HQ foi dada a Shyamalan de presente pelas filhas no dia dos pais, em sua entrevista para o Estadão disse: “Eu não sou contra adaptações, é só que, quando me oferecem algum livro ou algo assim, eu já tenho uma ideia própria sendo desenvolvida. Aqui, a obra tinha uma cadência veloz que me interessava e falava das coisas em que eu estava pensando. Então veio no tempo certo”. O diretor já colocou referências de graphic novels em seus longas, mas nunca adaptou algo, sempre cria seu próprio material.

Na graphic novel, tem uma perturbadora história, em uma praia afastada e praticamente isolada, uma criança encontra um cadáver de uma mulher, começa todo o suspense envolvendo as 13 pessoas que estão presentes na praia onde seu maior inimigo é o tempo, que passa aceleradamente. A HQ é para o público adulto, por ter ilustrações bem realistas, ela já foi lançada aqui no Brasil pela editora Tordesillas.

Tempo': M. Night Shyamalan revela detalhes sobre o seu novo terror psicológico; Assista! | CinePOP(Imagem: Divulgação / Universal Pictures)

Sinopse:

Guy (Gael García Bernal) e Prisca (Vicky Krieps) são pais de Trent (Nolan River) e Maddox (Alexa Swinton), casal decide tirar última férias em família, antes de se divorciarem e Prisca está com um tumor, e ambas as noticias, do divorcio e do tumor são escondidas de seus filhos. Então ela encontra na internet um resort paradisíaco onde decidem passar as férias, é feito um convite para a família e mais outras famílias que estão no resort, para passar a tarde em uma praia afastada, e suas vidas começam a ser reduzidas em um dia e o maior inimigo se torna o tempo. 

Suspense 'Tempo', de M. Night Shyamalan, supera 'Space Jam' nas bilheterias dos EUA e Canadá | Cinema | G1(Imagem: Divulgação / Universal Pictures)

Vamos lá a crítica sem spoilers…

TEMPO, novo filme com direção e roteiro por M.Night Shyamalan, e lançamento da Universal Pictures, com duração de 1h49min no gênero de thriller/suspense, uma adaptação da HQ Castelo de Areia, que se desprende muito de ser uma adaptação, mesmo que a premissa parece que vai ser uma adaptação fiel, mas Shyamalan muda o foco até mesmo o tema que se passa na HQ. Então não é necessário ler, são obras diferentes, mas se tiver curiosidade indico muito.

O filme se passa todo em um mesmo ambiente, na praia. O tempo e a vida se passa todo naquela praia, desde do nascimento, envelhecimento, a morte e a decomposição, aquele ditado “Do pó viemos e ao pó voltaremos” acontecem em poucas horas nesse filme, a trama do envelhecimento está presente em todas as famílias que estão trancadas naquela praia, onde não podem sair, então terão que lidar com seus próprios problemas que poderiam ser resolvidos a um longo prazo, em horas, até menos de um dia. O maior suspense e o terror é de como tudo é muito rápido, porque está acontecendo, e porque eles foram os escolhidos para está ali. Imagina você estar de férias com sua família e ser convidado para uma praia paradisíaca particular de um resort e de repente você vê anos da sua vida indo embora, então você perde, as festas, a escola, faculdade, momentos, memórias e experiências em horas, e ter que aprender a lidar com problemas mais maduros para seu eu adulto sendo que horas atrás você tinha apenas 11 anos. Essa experiência que TEMPO se trata…

Tempo: QUE MEDO! Personagens envelhecem anos em apenas um dia no trailer inédito e bizarro do novo thriller de Shyamalan; assista! | Hugo Gloss(Imagem: Divulgação / Universal Pictures)

M.Night Shyamalan, é um ótimo diretor, nesse filme ele colocou como a câmera fosse um dos telespectadores, então te dá toda aquela sensação de estar ali com aquelas famílias naquela praia, passando todo terror, tendo seu maior inimigo o tempo, esse gênero é praticamente a casa do diretor, então ao passar do filme você vê coisas que ele já coloca em seus filmes, elementos que já são figuras carimbadas do diretor, mas o grande erro desse filme acredito que é o roteiro e o Shyamalan querer fazer uma adaptação ao mesmo tempo não quer uma adaptação, se você não leu a HQ (o que não é o problema nem é necessário de ler) se sente perdido no meio termo.

A proposta do filme é muito boa, toda a premissa te faz ficar animado para curtir esse filme, a direção é perfeita, os cortes são bem trabalhados, toda a equipe que trabalha nesse filme são pessoas que já trabalharam em outras grandes aclamadas produções, o time de atores que sustentam o filme é perfeito, todas essas questões técnicas, menos a parte de maquiagem o filme não erra, mas chega a parte que todo o filme precisa e faz ele ser bom, o roteiro, onde acredito que Shyamalan errou na mão.

Old trailer: Everyone's ageing rapidly in M Night Shyamalan's latest thriller | Entertainment News,The Indian Express(Imagem: Divulgação / Universal Pictures)

No final do filme, Shyamalan abandona o fato que é uma adaptação e todo o tema, e cria uma história totalmente original, que é super a cara do diretor, só que não fica bom, um final onde ele quer explicar todos os pontos abertos, que já são descobertos ao longo do filme e trazer um ar de heroísmo para os dois protagonistas, e fechar um filme com uma maneira redonda. Ele fica mais preocupado mais com o tema da família, e acaba fugindo do tema principal que é questão do tempo, mas acerta em partes da desorientação de todos, quando todos entram em pânico, pela incerteza do que vai vir pela frente, mas não é algo completo, existem personagens que não são desenvolvidos, ele não sabe o que fazer com os personagens e alguns são aquelas figuras carimbadas que sempre estão presentes em filmes. No maior momento de tensão do filme tem frases que fazem você rir no meio do filme e o fato que no filme são crianças em corpos de adultos não é retratado de uma maneira muito clara.

Acho que a experiência de se ver TEMPO cabe a cada um, todos temos opiniões diferentes, as críticas deste filme estão bem mistas, então indico esse filme, acredito que vale a experiência.

Espero que essa crítica tenha te deixado intrigado para ver TEMPO, que chega somente nos cinemas nesta quinta-feira, 29 de julho. Se tiverem curiosidade de ler a graphic novel, ela está disponível na Amazon.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *