A vida de Alena é um inferno. Desde que começou a estudar em um colégio cheio de colegas esnobes, ela sofre bullying de Filippa e das outras meninas do time de lacrosse. A melhor amiga de Alena acha que já chega de aguentar todo esse abuso. Seja da conselheira, do diretor, de Filippa ou de qualquer outra pessoa nessa escola repulsiva.
Josefin promete resolver o assunto por conta própria a menos que Alena dê o troco. Só existe um problema: Josefin está morta há um ano.
Com uma tesoura você pode fazer muitas coisas: cortar papel, cortar o cabelo, e até cortar gargantas.
Sendo um terror típico, mas com pitadas de um tom romântico, Alena explora o gore entre os diversos temas abordados na história do autor sueco Kim W. Anderson, passeando por uma fase da vida da jovem Alena, que perdeu sua melhor amiga em uma trágica morte e que agora estuda com bolsa integral em uma escola totalmente elitista, onde sobre bullying por ser quem ela é.
Josefin, a melhor amiga de Alena, acaba se tornando um fantasma em sua vida. Ambas precisando resolver o que nunca foi resolvido, Josefin se mantém presente na vida de Alena, mesmo depois de sua morte. O problema é que Josefin nem sempre ajuda Alena, na verdade deixa a vida da jovem mais confusa e complicada.
Fillipa, uma menina rica, metida e que faz bullying com Alena, não a deixa em paz. Até mesmo quando um garoto começa a gostar e sair com a menina, Fillipa faz de tudo para fazer mal a Alena, o que acaba envolvendo o fantasma sangrento de Josefin.
Tratando sobre bullying e homofobia, o terror explorado em Alena chega a trazer ao leitor uma sensação até de felicidade por comemoramos a morte de personagens que fazem mal à Alena. Mas isso não é absurdo, é natural a gente se sentir assim.
Por fim, Alena é uma história que nos faz sentir raiva de como algumas pessoas são más, além de também sentirmos uma enorme empatia pela personagem que confusa que vagueia pelo mundo, além de estar perdida por ter a presença do fantasma de sua melhor amiga lhe assombrando.
Alena está à venda na loja da AVEC.