Ao longo de dez anos de evento, o BIG Festival já movimentou cerca de US$ 250 milhões e recebeu mais de 2.300 empresas nas Rodadas de Negócios. Para Gustavo Steinberg, diretor do evento, os números expressivos são um indício da força do mercado brasileiro de desenvolvimento de games. “Desde o início, temos como missão incentivar a indústria de jogos no Brasil e ajudar os desenvolvedores nacionais a mostrarem seus jogos ao público e ao mercado. Ano após ano, os valores movimentados em nossos encontros de negócios só aumentam, o que mostra o quanto a indústria brasileira tem mostrado o seu valor”.
Cases de Sucesso Nacionais
Durante o BIG Festival 2022, pequenos e médios desenvolvedores brasileiros podem receber investimentos de fundos de empresas que vêm ao festival em busca de oportunidades de negócios. “É o melhor momento para fazer negócios e mostrar a potenciais investidores o que o mercado brasileiro tem a oferecer. Antes, os estrangeiros vinham ao Brasil para conhecer o mercado, hoje eles já sabem que a oportunidade está aqui e vêm ao evento à procura de negócios”, continua Gustavo.
A Rogue Snail, desenvolvedora da franquia Relic Hunters, é um exemplo de negócios que tiveram grande crescimento após participação no BIG Festival. Em 2015, o estúdio levou ao evento o game Relic Hunters Zero, e a exposição do jogo e fundos levantados no festival abriram os caminhos para que a empresa crescesse e pudesse, anos depois, viabilizar a sequência da franquia, Relic Hunters: Rebels, lançada em parceria com a Netflix.
Atualmente o estúdio tem também em seu portfólio jogos como Chroma Squad (da Behold Studios) e Star Vikings Forever, e trabalha em mais um jogo de sua principal franquia: Relic Hunters Legend, em parceria com a Gearbox Software, desenvolvedora de Borderlands. “Mesmo com todos os desafios que a nossa indústria passou nos anos de pandemia, o BIG ainda é um espaço muito bacana e acessível em que muitas outras boas histórias podem ser contadas“, afirma Mark Venturelli, CEO e Diretor Criativo da Rogue Snail.
Jogo Relic Hunters Legend/Crédito: Divulgação
Outro exemplo vivo dessa parceria entre BIG e indies é o jogo Spacelines from the Far Out, da Coffeenauts. O jogo começou como um projeto de faculdade em 2017 e já nas edições de 2018 e 2019, o estúdio estava presente no evento e participando das reuniões de negócios.
“Participamos das rodadas e conhecemos muita gente, além de receber muito feedback. O maior impacto foi em 2019, quando o jogo (que, na época, ainda se chamava Spaceline Crew), foi indicado a cinco categorias no Festival, vencendo o prêmio de voto popular”, afirma Fábio Rosa, co-fundador do Coffeenauts.
Jogo Spacelines from the Far Out/Crédito: Divulgação
Dados de mercado
A cerimônia de abertura do BIG Festival será marcada pela apresentação da primeira Pesquisa Nacional da Indústria de Games, que traz dados inéditos do mercado nacional e mapeia todo o cenário de desenvolvedores locais, mostrando o Brasil como hub de desenvolvimento e celeiro de talentos.
Resultado de uma parceria entre a Abragames, Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games e a ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento, a pesquisa será apresentada por Carolina Caravana Laubisch e Rodrigo Terra, vice-presidente e presidente da Abragames, respectivamente, Eros Ramos Tomaz da Silva, da ApexBrasil, e Eliana Russi, do Projeto de Exportação Brazil Games. A apresentação poderá ser acompanhada presencialmente e online, no dia 7 de julho, às 10h05, no auditório 1.
Conteúdo de Devs para Devs
O BIG Festival, além de promover o encontro dos devs com os investidores, tem também uma programação de palestras voltadas a profissionais da área em busca de conhecimento e experiências de grandes empresas e nomes do mercado. Para a edição de 2022 do evento, mais de 140 horas de conteúdo já estão agendados e outras palestras ainda serão anunciadas. Veja abaixo alguns destaques:
Nesta sessão, três players globais contam sobre a decisão de investimento nos estúdios brasileiros Aquiris, Oktagon e Puga.
Games + B2B: Dá jogo!
Nesta palestra, Rodrigo ‘Mágiko’ Carneiro, CEO da PUGA Studios, mostrará os caminhos para criar uma empresa de serviços de jogos de sucesso. Serão abordados temas desde a criação da base do próprio negócio até o desenvolvimento de vendas para os maiores players do mundo.
Quando: 8 de julho (sexta-feira), das 14h20 às 14h45
Como obter Investimento para seu estúdio de Games
Se você precisa levantar capital para seu estúdio de jogos, por onde começar? Bobby Thandi, da XR Games, revela os prós e contras de levantar investimento. Incluindo o que você precisa preparar antes do investimento, o que esperar durante o processo, sinais de alerta e sinais positivos em relação a potenciais investidores, as perguntas que você precisa que os VCs respondam e as perguntas que os VCs farão a você.
Quando: 7 de julho (quinta-feira), das 11h20 às 11h45
Como construir uma marca a partir do nada
Nesta palestra, George Perkins conta como a Super Rare Games começou, como superaram obstáculos e construíram uma equipe bem-sucedida. Branding sempre foi uma obsessão de George, e construir uma marca clara é um caminho fundamental para ter êxito em uma indústria de videogames saturada.
Quando: 9 de julho (sábado), das 10h40 às 11h05
Monetização Híbrida como solução para jogos Free-to-Play
Com usuários ao redor do mundo demandando jogos gratuitos, desenvolvedores precisam encontrar maneiras criativas de como rentabilizar seus usuários. Neste bate-papo entre Google e estúdios de jogos mobile, discutiremos estratégias de monetização e como ter sucesso com seu jogo Free-to-Play.
Quando: 7 de julho (quinta-feira), das 15h40 às 16h05
Como garantir recursos para seu jogo indie
Desenvolvedores independentes enfrentam um grande desafio nas fases iniciais de seu desenvolvimento – financiamento. Cada estágio de desenvolvimento, desde a criação até o marketing, custa dinheiro e requer financiamento adequado. Sem a quantidade certa de financiamento, um projeto pode fracassar. Esta apresentação compartilhará insights de especialistas sobre os vários caminhos que os desenvolvedores independentes podem seguir para garantir o financiamento pelo parceiro certo.
Quando: 7 de julho (quinta-feira), das 10h40 às 11h05
A programação completa já está disponível no site do BIG Festival.
Sob a chancela do Proac ICMS e da Lei de Incentivo à Cultura, o BIG Festival tem o patrocínio Master da Ripio; patrocínio Gold do Magalu Games, Bis, Claro e Fini; patrocínio Silver da DX Gameworks e da Sabesp; parceria com Abragames – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais através do Projeto Brazil Games, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ApexBrasil; realização Bits Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
O BIG Festival 2022 acontecerá de 7 a 10 de julho, no São Paulo Expo. A edição seguirá com sua versão virtual, seguindo a fórmula de sucesso de suas duas últimas edições, realizadas exclusivamente online.
Os ingressos para a área BIG Play – com experimentação de jogos e palestras – estão sendo vendidos por lotes com preços a partir de R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira). Na área de reuniões de negócios (área B2B), os valores dos ingressos podem ser consultados na Plataforma de Negócios do BIG Festival 2022. Mais informações sobre ingressos aqui.
Serviço:
Data: 7 a 10 de julho de 2022
Horário: 10h às 22h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Km. 1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda – São Paulo, SP
Valor dos ingressos: A partir de R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira)
Site do evento