CRÍTICA: Relatos do Mundo

O capitão Jefferson Kyle Kid é um veterano de guerra conhecido por transitar entre cidades para ler notícias de jornais para a população.  Em uma de suas idas até outro local, acaba encontrando Johanna, uma criança que faz parte do povo Kiowa e que está perdida. Então, Kid se desloca em uma jornada para levar a menina de volta para sua família.

Relatos do Mundo é dirigido por Paul Greengrass que – mais uma vez – trouxe o ator Tom Hanks para protagonizar um filme seu, sendo o anterior Capitão Philips. Apesar disso, o time de peso também composto também pela querida Helena Zengel, não transforma o filme em uma obra que será lembrada para sempre, o que, de certa forma, acontece com vários filmes em que Hanks é o protagonista.

Em meio a tons de cores anteriormente sombrios, trazendo a perspectiva de uma menina perdida, a jornada de Kid até os pais de Johanna vai adquirindo outros tons. Antes, com a presença de pouca luz, depois com a presença do sol iluminando a jornada dos dois, o que pode ser compreendido como a liberdade e a busca de uma nova vida para Johanna.

Foto/Divulgação: Bruce W. Talamon/Universal Pictures/Netflix

Kid e Johanna acabam presenciando uma amizade durante o tempo que percorrem até o lar de Johanna. Há uma cena em que a menina ensina o homem a como falar palavras em Kaiowa, enquanto ele tenta repeti-las. Nessa espécie de western – um dos gêneros favoritos dos americanos – vemos uma diferença: o grande elo não é o homem e sua arma querendo ser os melhores de uma pacata cidade, mas sim o homem que tem a missão de combater tudo e todos que o impeçam de cumprir o seu objetivo de resgate.

De certa forma, Relatos do Mundo trata-se de um filme que nos dá a sensação de que já assistimos a aquilo e estamos revendo, mas, o que posso dizer que é a “cereja do bolo” do longa, é a dinâmica entre Hanks e Zengel. De resto, torna-se mais um filme que assistiremos e, provavelmente, não falaremos sobre ele daqui a alguns anos. Peço licença até para dizer que acredito que tenha sido apenas mais um filme visando as premiações americanas, levando em conta que o veterano, homem branco é o grande herói de um filme de western.

Relatos do Mundo estreia no dia 10/02 na NETFLIX.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *