O primeiro trailer de The Batman já está entre nós. Com Robert Pattinson no papel do Morcego, Zoë Kravitz como Mulher Gato e Matt Reeves na direção, o filme promete mostrar os primeiros anos da carreira do Batman focando no lado detetivesco do personagem.
Em seus longínquos 80 anos de carreira, um dos maiores super-heróis de todos os tempos acumula centenas – talvez milhares – de histórias nas hqs. Nesta lista separamos cinco delas que podem ter servido de base para o novo filme e vão te ajudar a se preparar para este lançamento, ainda sem data prevista.
Batman: Ano Um
Um dos principais quadrinhos do Batman que mostram o começo da carreira do personagem. Aqui, Batman ainda é um iniciante lutando contra o crime de Gotham. Vemos ele aprendendo e se desenvolvendo sem enfrentar grandes super-vilões.
O Longo Dias das Bruxas
Esta é uma minissérie que se passa diretamente após Batman: Ano Um e mostra um Morcego um pouco mais experiente – mas nem tanto – enfrentando um novo inimigo, assim como toda a máfia de Gotham. Vemos também o início da transformação de Harvey Dent e o relacionamento de Batman com James Gordon e Selina Kyle/Mulher Gato.
Gotham DPGC
Essa série pode ser definida como a hq do Batman sem o Batman. Nela acompanhamos a luta contra o crime pelo lado da polícia de Gotham. Como pessoas “comuns” como Montoya, Gordon, Harvey Bullock e diversos outros membros do departamento de polícia lidam com toda a violência e crime da cidade e, ainda, com os grandes vilões do Morcego? Gotham DPGC foi aclamada pela crítica e angariou indicação à diversos prêmios.
Batman – Terra Um
O selo Terra Um é uma linha que reconta as origens dos principais personagens da DC Comics, mas fora da cronologia original. O título do Batman é escrito pelo experiente Geoff Johns e mostra um Bruce Wayne mais vingativo após a morte de seus pais. O mais interessante no material é ver como pequenas mudanças alteram todo o universo ao qual estamos acostumados, algo que sempre acontece em toda adaptação cinematográfica.
Mulher Gato (2018 – Joelle Jones)
Após os acontecimentos do casamento de Bruce e Selina durante a fase do escritor Tom King na revista do Morcego, a Mulher Gato ganha seu próprio título e volta à ação nessa série lindamente desenhada pela artista Joelle Jones, que também assina os roteiros, se tornando a primeira mulher a escrever e desenhar a personagem.
BÔNUS – Batman Renascimento (fase do Tom King)
O Rebirth (Renascimento, no Brasil) marcou o reinício de diversos títulos da DC Comics, incluindo sua numeração e equipes criativas. O escritor Tom King, depois de grandes sucessos como Xerife da Babilônia e Visão, ficou responsável pela revista mensal do Batman e trouxe para ela um ar mais pé no chão e em um ambiente contido, o oposto do que seu antecessor Scott Snyder costumava fazer.
Como em toda grande fase – foram 85 edições no total – existem pontos altos e baixos. Se para o casamento de Bruce e Selina faltou um pouco coragem, King conseguiu explorar muito bem o relacionamento entre eles. Além disso, em um dos arcos mais controversos da história recente do Batman (depois da escalação de Pattinson, talvez), vemos o personagem admitindo suas fragilidades no arco “Eu Sou Suicida”.
Outro momento que merece destaque é o arco da “Guerra de Piadas e Charadas”, no qual Coringa e Charada transformam Gotham em um campo de guerra e dezenas de vilões do Morcego são obrigados a assumirem algum lado.
A fase de Tom King saiu em revista mensal aqui no Brasil e está quase finalizada. A expectativa é que em breve a editora Panini inicie a publicação dos encadernados.