Lista: 11 musicais no cinema

Oi! Para quem acompanha o mundo de musicais, foi anunciado hoje que o filme de Hamilton entrará nas plataformas digitais dia 3 de julho (Disney+). Nós do Geek and Feminist estávamos preparando um conteúdo de musicais, e decidimos então fazer essa lista sobre musicais que viraram filmes (ou filmes que viraram musicais). Hamilton será uma experiência da gravação do elenco original da Broadway para as telinhas, e se você quiser saber mais sobre a história do musical e como ele revolucionou a Broadway, pode ver nosso vídeo aqui.

Vamos para a lista!

    Chicago

Chicago é um dos meus musicais favoritos. Com libreto de Fred Ebb e Bob Fosse, é baseado em uma peça da jornalista Maurine Watikins sobre criminosas que ela noticiou durante sua carreira, uma história verídica sobre duas mulheres que ganharam fama após acusadas e posteriormente absolvidas de assassinato na década de 20. A produção, coreografada pelo estilo único de Fosse, estou na Broadway em 1975, e rendeu produções ao redor do mundo, inclusive no Brasil. O filme, que conta com Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones, Queen Latifah e Richard Gere, foi lançado em 2002, e varreu o Oscar, levando inclusive a estatueta mais importante da noite, de melhor filme. Você pode assistir ao filme no Amazon prime video.

Hedwig – rock, amor e traição

Hedwig é a adaptação cinematográfica da peça de mesmo nome, peça baseada na experiência do próprio criador (Mitchell) que viveu com um pai do exército, e conta a história de – adivinhem – Hedwig, uma cantora de rock que busca a fama e amor. A peça aborda temáticas importantes como a transexualidade, e tem um estilo musical bem parecido com a de David Bowie, tendo o cantor inclusive participado na produção da versão de Los Angeles. A peça inclusive rendeu um Tony para o querido Neil Patrick Harris. É difícil resumir o humor, importância e grandiosidade de Hedwig em poucas palavras, mas é uma história sobre amor, a comunidade lgbt, dentre outros temas. O filme foi lançado em 2001 e foi premiado em diversos festivais de cinema, recebendo um carinho especial da comunidade LGBT.

Hercules

Sim, tem Disney! A disney já levou vários musicais para a Broadway – o rei leão é um clássico, e todo filme que aparece Nova York tem um anúncio de rei leão e wicked no cenário. Na Broadway, a disney atualmente – apesar de fechada – Frozen, Alladin e o Rei Leão.

Public Works
Hercules

Porém, fora do circuito Broadway, a Disney estava investindo na montagem de Hércules, que infelizmente parou por causa da pandemia. De qualquer forma, a peça é baseada no filme de 1997, e teve uma enorme recepção do público, com o talentoso Jelani Alladin e o dublador do Hércules no filme de 97 no papel agora de Hades.

Mamma Mia

Outro clássico no cenário da Broadway! Mamma Mia é um musical que virou filme em 2008, com atores como Meryl Streep, Colin Firth e Amanda Seyfried. A história, conhecida, é sobre uma menina prestes a casar que busca descobrir qual dos 3 amores de verão da sua mãe é seu verdadeiro pai. O musical da Broadway teve produções em diversas cidades, desde Toquio até São Paulo e até mesmo Oslo. Um marco na história musical tanto do cinema quanto do teatro, é essencial assistir se você é fã desse tipo de produção.

Meninas Malvadas

Sim! Meninas Malvadas virou peça na Broadway! O filme, sátira da talentosa Tina Fey, ganhou uma produção em 2017 e entrou no circuito Broadway em 2018. Uma história bastante conhecida da cultura pop, agora com musicalidade e um elenco talentosíssimo. E sobre o filme – nunca é tarde para rever aquele clássico cheio de frases que marcaram o cinema pop.

Hair

Hair (1979) é um filme baseado no musical de 1967, e narra um grupo hippie que luta contra o alistamento militar para o Vietnã, e levou diversos prêmios, inclusive um Grammy de Melhor Álbum de Musical. Foi percursor do chamado musical conceitual, forma de expressão que cresceu nos anos 70 no cenário musical estadunidense, podendo citar Company, A Chorus Line,como exemplos do gênero. O filme, apesar de criticado pelos criadores originais, foi sucesso de críticas e emociona com suas músicas e elenco. Ganhou o prêmio de melhor diretor e trilha sonora estrangeira na Itália e foi indicado para o globo de ouro de melhor filme e o César (França) de melhor filme estrangeiro.

Rocky Horror Picture Show

Esse também é um marco atemporal no mundo musical. O filme, de 1975, é baseado no musical britânico homônimo de 1973, sendo uma produção rápida do teatro para o cinema. A história aborda um casal que no meio da noite precisa buscar ajuda, e encontram o cientista louco Frank N. Furter, que depois descobrem não ser um cientista de fato. Mick Jagger quis interpretar Frank, porém o papel ficou para Tim Curry. O espetáculo chegou a ter uma refilmagem dirigida por Kenny Ortega (nosso querido diretor de High School Musical e coreografo de ninguém menos que Gene Kelly), e contou com a lendária Laverne Cox como Frank. O filme até hoje divide opiniões entre quem acredita ser subversivo ou grotesco. Vale a pena checar!

West side story

West side story é um musical de 1957 inspirado em Romeu e julieta, de shakespeare, e narra a história do upper west Side e seus moradores, maioria da classe trabalhadora e minorias raciais/étnicas, e, assim como o clássico shakespireano, o filme apresenta Tony, líder da gangue de brancos (Jets) apaixonado por Maria, irmã do líder da gangue rival, com imigrantes porto riquenhos. O filme, de 1961, conta com Rita Moreno no elenco, é o musical mais premiado da história do cinema, ganhando 10 Oscars e 2 Grammys, além de outros prêmios como o globo de ouro. Venceu Melhor filme, direção, ator e atriz coadjuvantes (Rita Moreno é EGOT), e em diversas outras categorias, levando 10 das 11 indicações, perdendo apenas a de roteiro adaptado, para Julgamento em Nuremberg. O filme terá um remake dirigido por Steven Spielberg, com Ansel Elgort no papel de Tony e Rachel Zegler como Maria. A previsão é para ser lançado em 18 de dezembro de 2020, porém, não dá para saber com certeza, por causa da pandemia.

Funny Girl

Rachel Green, é você? Funny Girl é um musical dramático e biográfico, que relata a história de Fanny Brice, comediante, desde o início em Nova York até seu sucesso. É baseado na peça de 1964, ambos com Barbra Streisend no elenco, que, apesar de perder o Tony que foi indicada, levou a estatueta do Oscar de melhor atriz pelo papel. As musicas do filme são marcantes até hoje no teatro musical, e com certeza você já ouviu por aí Don’t Rain On My Parade.

Fame

Fame fez o caminho inverso da maioria da lista. O espetáculo da Broadway foi originado do filme de 1980, e não o contrário. A história narra a vida de estudantes de ensino médio, que lutam para se destacar no mundo das artes, buscando uma vaga na escola de artes performáticas de Nova York. Venceu nas duas categorias de trilha sonora do Oscar, e foi indicada em Melhor roteiro, entre outras 3 categorias e a música FAME é marcante até hoje.

Moulin Rouge

A lista acabaria no 10, porém não podemos deixar de citar Moulin Rouge! O filme conta com a maravilhosa Nicole Kidman e Ewan McGregor como o casal principal, e narra a história de um jovem poeta que se muda para Paris, e encontra o Moulin Rouge, um bordel e clube noturno, e lá ele se apaixona por Satine, um amor proibido. Rendeu a indicação de melhor filme, porém perdeu para Uma Mente Brilhante, e Nicole Kidman perdeu para Halle Berry na categoria de melhor atriz, que foi a primeira mulher negra a vencer na categoria. O filme virou uma montagem na Broadway em 2019, e tem previsão para chegar na West End em 2021. O espetáculo da Broadway conta com Karen Olivo como Satine, atriz que originou Vanessa em In The Heights, musical que virou filme e que tinha a previsão de estrear no meio desse ano – porém, com a pandemia, teremos que aguardar um pouco mais.

E é isso, gente! Contem pra gente quais filmes musicais vocês mais gostam. Além dos citados da lista temos My Fair Lady, Waitress, Little Shop of Horrors, Cabaret, Os miseráveis, e Cats! (Apaga esse). Espero que tenham gostado, e vamos aguardar ansiosamente pelo lançamento de Hamilton!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *