Repórter e apresentadora, Glória Maria escreveu seu nome na história como uma das mais importantes personalidades do jornalismo brasileiro. A jornalista, que morreu nesta quinta-feira (02), será homenageada pelo Canal Brasil com a exibição da entrevista dada por ela ao ator Lázaro Ramos para o programa Espelho, em 2013. O tributo será exibido na madrugada do dia 2 para o dia 3 de fevereiro, à 0h30.
Na entrevista, Glória contou um pouco de sua trajetória profissional, suas viagens e sua infância, além de falar sobre a adoção e educação das duas filhas e de sua relação com a avó, que foi quem lhe ensinou princípios básicos da vida. “A minha avó contava que os valores dela eram os valores da liberdade, porque ela tinha toda uma história de falta de liberdade. Ela não me ensinou nada sobre casar, nada disso, ela só me dizia que eu tinha que ser livre, porque a nossa história é de escravidão. E ela falava isso muito naturalmente, era a única coisa que ela sabia, que eu nunca deixasse que tirassem a minha liberdade, que nunca fosse escrava de novo. Isso eu tento passar para as minhas filhas, que elas têm que ser livres. Sempre, a qualquer custo”.
Glória começou sua carreira na Globo em 1970, como radioescuta e em 1971 estreou como repórter, em uma época em que jornalistas ainda não apareciam na TV. Desde então, ela passou pelo Jornal Hoje, RJTV, Bom Dia Rio, Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter, além de ter mostrado mais de 100 países em suas reportagens.
ESPELHO (2013) (23’)
- Horário: Madrugada de quinta (02/02) para sexta (03/02), à 0h30
- Direção: Joel Zito Araújo
- Classificação: Livre
- Sinopse: Lázaro Ramos entrevista Glória Maria. A jornalista, que já viajou por mais de 120 países, conta histórias sobre o que já viu, além de falar sobre carreira, maternidade e fatos marcantes na sua vida.